Crítica sobre o filme "Jogador Nº 1":

Edinho Pasquale
Jogador Nº 1 Por Edinho Pasquale
| Data: 28/03/2018

Confesso que estava um pouco apreensivo antes de assistir ao filme. Hoje são tantos filmes de fantasia e ficção recheados de efeitos especiais por computador (SGI) que eu estava em dúvida de como Spielberg se sairia com um filme que parecesse um vídeo game. Mas a dúvida se transformou em prazer rapidinho. Baseado em livro homônimo de Ernest Cline, também co-roteirista, a história é praticamente um game dentro de outro game. Em um mundo no futuro (não tão distante assim) as pessoas vivem de uma realidade virtual, não se conhecem mais pessoalmente e sobrevivem basicamente de um jogo chamado OASIS, onde cada um tem seu personagem (avatar) e faz o que quiser. Mas o criador deste jogo morreu e deixou um desafio, o de encontrar 3 chaves em um enigma, que quem o decifrasse, um “easter egg”,  se tornaria o único herdeiro da sua incalculável fortuna. Um garoto e sua turma são os personagens principais para alcançar o objetivo, com personagens bem divertidos, ainda mais quando os conhecemos no mundo real. Claro que há uma empresa concorrente que quer ganhar a “batalha” para controlar o mundo, com o habitual vilão.

Contando simplificadamente a história, vamos aos fatos. Spielberg se diverte ao entrar nesse mundo repleto de referências, desde cinematográficas passando por games antigos e muito mais. E é nesse mundo de referências que o filme vai se construindo cada minuto com uma experiência nova, desde a aparição rápida de um super herói como Batman até uma sequência inesquecível de O Iluminado, de Kubrick. Mas tem muito, muito mais. Talvez os mais novos não consigam reconhecer vários deles, assim como os mais velhos podem deixar passar alguma coisa dos games atuais, por exemplo. Mas até nisso o diretor acertou, ou seja, [e um filma para várias idades. O próprio Spielberg comentou que o ideal é assistir numa sala IMAX. Eu vi apenas em 3D, mas concordo! E vou maia adiante: será necessário se assistir várias vezes para notar as inúmeras cenas e referências, pois o filme não nos dá sossego, é vibrante do começo ao fim. Claro que tem falhas, mas são insignificantes perante o resultado final. E explicando para quem não conhece o termo “easter egg”, se trata de um pequeno “enigma”, que mostra uma surpresa, que os programadores de computadores fazem escondendo dentro do jogo ou até mesmo dos programas do dia-a-dia, como o Windows.Em geral pode ser um caminho em algum menu do programa, numa cena de um game com algum objeto escondido, enfim... Até isso é citado no filme, a sua origem é o desfecho do filme. E não posso de deixar de citar que nos tempos áureos dos DVDs (e um pouco dos Blu-ray), também existiam estes easter eggs, dentro da navegação dos menus, que ou levavam a uma cena inédita, ou a um erro de gravação, enfim, alguma surpresa. Tínhamos uma seção exclusiva aqui no DVD Magazine relatando estes easter eggs. No final do texto eu relembrarei alguns deles.

Enfim, não vou me ater a todas as surpresas que o filme nos brinda, só termino dizendo que como é bom ver Spielberg de volta a velha forma! Não perca, como eu disse antes, é pra se assistir várias vezes. Como um Spielberg de verdade!

 

 

Ps.  Exemplos de easter eggs em DVD:

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL 1ª edição, disco duplo:

Para acessar as 7 cenas inéditas de Harry Potter, no disco 2:

1. Escolha "Beco Diagonal". Você ficará de frente com a parede de pedras e terá que escolher as pedras que abrem a entrada. Vá escolhendo e clicando; na terceira tentativa, mesmo que errada, a parede se abrirá.

2. Marque a chave na tabuleta do Banco Gringots e aperte "enter".

3. Uma vez dentro do banco, marque as moedas no alto e aperte "enter". Saia do banco.

4. Vá até Olivanders para comprar uma varinha de condão. Vá escolhendo (a escolha da varinha errada acarreta em uma explosão) até achar a varinha correta. Achando a varinha correta, saia do Beco Diagonal e volte para o Menu Principal.

5. Escolha "Salas de Aula". Na página das salas de aula, pressione a seta para baixo no controle remoto para marcar a figura das duas criaturas na estátua. Aperte "enter" duas vezes e você será levado até o corredor proibido do terceiro andar, onde verá o cachorro de três cabeças.

6. Escolha a "flauta" e aperte "enter". Você será levado até a sala com as chaves voadoras.

7. Marque a chave que se encontra ao centro, mais ao fundo, a que tem uma asa quebrada e aperte "enter". Você verá vários frascos de poções.

8. Escolha o frasco grande redondo, à direita do centro, na prateleira do topo e aperte "enter". Você será levado para a sala do espelho, com a pedra filosofal ao centro.

9. Marque a pedra e aperte "enter". Você está no hall com as 7 cenas inéditas. Agora é só assistir.

OS SIMPSONS:1ª TEMPORADA

1- No terceiro disco, escolha a opção A ARTE DOS SIMPSONS. Escolha a capa com Bart e irão ver uma galeria de capas de várias revistas que estamparam a série.

2- Também neste disco, entre na segunda página do material extra e use o direcional do controle para selecionar a camiseta de Bart (que fica no canto esquerdo da tela) e aperte ENTER. Encontrará um pequeno programa jornalístico (legendado) que mostra como os personagens influenciaram a juventude americana.

 

Para ver a lista completa no site com a versão antiga do DVDMagazine:

http://dvdmagazine.com.br/2012/versao-antiga/easter_eggs/index.htm