Crítica sobre o DVD "Obras Primas do Cinema - 360 Min." do filme "D. W. Griffith: Nascimento de uma Nação, Intolerância":

Edinho Pasquale
D. W. Griffith: Nascimento de uma Nação, Intolerância Por Edinho Pasquale
| Data: 20/04/2018

Ótima edição com os dois dos principais filmes de um dos “pais” do cinema, pela sua importância histórica, qualidade técnica e boa escolha de material extra. Os filmes foram restaurados para edições européiaa em Blu-ray em 2014, praticamente sem imperfeições na imagem, com a coloração viva dos fotogramas. No caso de Intolerância, boa a qualidade sonora da nova trilha composta por Carl Davis para a edição, mas está em apenas dois canais, poderiam ter utilizado a mesma trilha em 5.1, mas OK. O material extra também foi garimpado da mesma edição europeia (que teve um relançamento por lá no ano seguinte, com poucas diferenças), com um bom documentário, poderia, no caso de ter as edições de duas partes refeitas do mesmo filme, “The Mother and the Law” e “The Fall of Babylon”. Igualmente ótima é a qualidade de imagem de Nascimento de uma Nação, também remasterizada para uma edição em Blu-ray européia de 2014, mas também a escolha foi da trilha em apenas dois canais. Mas existem DVDs anteriores no mercado internacional com muito mais material extra, além deste bom Making Of, o único presente em todas as edições.

A embalagem acompanha a qualidade das edições recentes da distribuidora, embora desta vez não estão no formato “Digistack” e sim numa “Amaray” comum dupla com boa luva. Acompanha os pôsteres no formato cartão-postal, sempre interessantes. Bem superior as edições individuais lançadas anteriormente em DVD por aqui pela famigerada Continental, que embora dividissem os filmes em dois discos, a qualidade era bem interior, com uma metragem maior (foram feitos vários cortes e edições dos mesmos filmes, mas acho que estes aqui são talvez os ideais e suficientes). Mais um produto imperdível e obrigatório para cinéfilos de verdade.