Crítica sobre o filme "Obras-Primas do Terror Vol. 8: A Casa Sinistra, A Maldição da Caveira, A Filha do Demônio, O Médico e a Irmã Monstro, O Dia da Besta, Um Lugar Tranquilo no Campo":

Rubens Ewald Filho
Obras-Primas do Terror Vol. 8: A Casa Sinistra, A Maldição da Caveira, A Filha do Demônio, O Médico e a Irmã Monstro, O Dia da Besta, Um Lugar Tranquilo no Campo Por Rubens Ewald Filho
| Data: 06/09/2018

A Casa Sinistra ****

Durante anos esteve perdido este filme que finalmente é redescoberto e se trata de uma grande surpresa. Um texto brilhante e muito divertido, sempre com bastante comédia, mas com um elenco excepcional que sempre tem uma situação ou frase divertida, em meio a um grave problema. Um casal que traz no carro um amigo (Melvyn) fica preso numa floresta onde há uma tempestade e desabamentos. Conseguem se esconder numa velha e decadente mansão, onde o grande Karloff faz o papel do (mudo) empregado sinistro que não consegue juntar frases. Na verdade, o elenco é all star sempre entre a piada e o susto, inclusive com notáveis e assustadores coadjuvantes (entre eles, Laughton mais discreto que costume). Louvor também para o diretor Whale que era mestre do gênero com filmes como o original Frankenstein, O Homem  Invisível, A Noiva de Frankenstein, e até o musical Magnolia O Barco das Ilusões. Sua vida complicada serviu para virar o filme Deuses e Monstros, onde Ian McKellen o interpretou. Ele teve uma vida trágica, cometendo suicídio se afogando na piscina de sua casa no Pacific Palisades, em maio de 57 aos 67 anos. Deixou nota que ficou nas mãos de seu companheiro David Lewis. Esta edição traz como atração uma ótima entrevista com a filha de Karloff, relembrando a vida do pai.

 

A Maldição da Caveira **

Baseado em história de Robert Bloch (Psicose) chamado A Caveira do Marques de Sade. A primeira produção da Amicus, a rival britânica da Hammer, que por algum tempo fez sucesso e conseguiu grande elenco e optou por histórias curtas. Na verdade aqui há um grande número de especialistas em terror, que tentam se comportar com certa classe num filme modesto de  orçamento mas com ideias curiosas. A caveira famosa é disputada por colecionadores, que não descobrem que ela é amaldiçoada por espírito maligno que irá dominar suas vítimas.

 

A Filha do Demônio **1/2

Um depoimento do diretor torna mais interessante este terror italiano de um diretor ainda pouco cultivado no Brasil, apesar de Soavi ter feito filmes famosos do gênero como A Catedral, Pela a Vida e a Morte, O Pássaro Sangrento (esses são os únicos exibidos no Brasil). Uma solitária professora descobre um poço secreto no porão de sua casa e se vê perseguida por um culto satânico. A atração é um raro roteiro do célebre Dario Argento mestre do gênero. O diretor ganhou prêmios por seus trabalhos do gênero em festivais de Amsterdam, Avoriaz, Gerardmer e Taormina (alem de Tarantino). A bela heroína é feita pela americana Kelly Curtis (que fez episódios de Star Trek e filmes como Trocando as Bolas e Sexta Feira Muito Louca).

 

O Médico e a Irmã Monstro **1/2

Há um making of muito bom junto com este filme que mostra todos os detalhes da produção deste terror que conta mais uma história do Médico Monstro (contam inclusive que houve varias versões antes do personagem criado originalmente por Robert Louis Stevenson). Depoimentos detalhados ajudam a entender como surgiu este filme da Hammer, inclusive apresentando Martine Beswick que faz a versão feminina (era muito bonita mas envelheceu mal). A história já sabem, na Inglaterra vitoriana um cientista um soro que o transforma em psicopata sensual. Só que aqui também vira mulher.   O diretor Baker (1916-2010) ajuda muito porque fez sempre filmes de qualidade como Somente Deus como Testemunha (sobre o Titanic), O Aniversário com Bette Davis, Almas Desesperadas com Marilyn Monroe e Jamais te Esquecerei com Ann Blyth e Tyrone Power. Bates que faz o médico morreu de câncer pancreático em 1991. Curiosamente ele era sobrinho do cientista Louis Pasteur.

 

O Dia da Besta **1/2

Fique preparado por o humor é pesado, por vezes grosseiro e com nudez. Como os espanhóis gostam e raramente viam por causa da censura da ditadura que há pouco havia sido terminada. Isso explica a popularidade deste filme, à primeira vista esquisito. Foi super premiado: Festival de Bruxelas (melhor filme, melhor fantasia européia, e melhor fantasia). Círculo de Escritores da Espanha (diretor e montagem), Fantasia Film Festival (melhor filme internacional),Prêmios Goya (diretor, novo ator Segura, som, desenho de produção, maquiagem, efeitos especiais, ator Alex Ângulo, roteiro original), Gerardmer Film Festival (grande prêmio), Ondas Awards (filme e ator Alex).

Sinopse: Depois de ter decifrado o código por trás do Livro de Revelações de São João, o padre Angel determina o maior numero de pecados, com a intenção de impedir o nascimento da Besta e com ela o fim do mundo. Assim ele vai para Madrid, investigando o apocalise e o fim deve acontecer, dia 25 de dezembro, mas como já é Natal, eles vão encontrar dois sujeitos para o ajudarem na luta final. Só que eles são fãs de Black Metal e um ocultismo italiano, que irão impedir o nascimento da Besta. E assim também o fim do mundo.

Comédia Cult bizarra e divertida. Um making of detalhado e divertido ajuda a tornar mais conhecido este filme de terror e comédia, criado por um dos maiores especialistas espanhóis do gênero, Alex de la Iglesia, que durante muito tempo foi apoiado por Almodovar.

 

Um Lugar Tranquilo no Campo **

Não se pode dizer que este se trata de um filme de terror tradicional, mas um exercício de estilo em que a magnífica Vanessa Redgrave (belíssima aqui!) faz a parceira de um artista plástico (feito pelo galã italiano Franco Nero com quem ela fez o musical Camelot. Depois de um tempo juntos e separados, os dois já maduros resolveram ficarem juntos agora na velhice!). Nero tem olhos penetrantes e um papel ingrato já que o diretor Petri (1929-82), viria a se tornar um realizador importante de filmes como A Classe Operaria vai ao Paraíso (premiado com o Oscar de filme estrangeiro), Investigação de um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (com Florinda Bulcão), Condenados pela Máfia, A Décima Vitima, Juízo Final. Faleceu prematuramente de câncer,  mas por este filme ganhou outro prÊmio, Urso de Prata em Berlim. Repito que é um filme muito difícil e bastante ousado, de vanguarda.