Crítica sobre o filme "Coleção Estúdio Hammer 2: Rasputin O Monge Louco, Um Grito Dentro da Noite, A Face do Demônio, Epidemia de Zumbis, Paranóico, Cilada Diabólica":

Rubens Ewald Filho
Coleção Estúdio Hammer 2: Rasputin O Monge Louco, Um Grito Dentro da Noite, A Face do Demônio, Epidemia de Zumbis, Paranóico, Cilada Diabólica Por Rubens Ewald Filho
| Data: 20/09/2018

Rasputin, o Monge Louco **1/2

Faz todo sentido que depois que finalmente após uma longa carreira como coadjuvante ou até figurante, Christopher Lee (1922-2015) acabou subindo no prestígio da Hammer de tal forma que viria a se tornar muito mais do que um Drácula, se tornando o mais famoso Monstro de sua geração. Dono de uma figura exótica, alto e magro, mas também inteligente e intelectual (também tinha voz de cantor de opera), ele foi convocado para viver outra figura real e marcante, a de Rasputin, o delirante mago que seduziu os russos, em particular os Tsares da Rússia. Extremamente carismático, ele passou a controlar as ações de toda a família real, de forma bizarra e curiosa. Também perigosa. A Hammer declarou quando estreou o filme que era uma diversão e não um documentário, e que não pretenderam fazer uma versão histórica. E pode se considerar ficção. Não mostra bem a verdade, mas a precaução foi porque a MGM foi processada em 1933 pela princesa Irena Romanoff dizendo que eles tinham satirizado seu mestre. De qualquer forma, a intenção da Hammer é assustar e divertir, criando uma figura estranha e perigosa, não tão distante de seus vampiros. Quando era garoto, Christopher Lee encontrou os assassinos de Rasputin (o Principe Yusupoff e Dimitri Pavlovich e a filha dele, Maria em 1976 que a expressão do ator muito parecida com a do pai!). O filme foi curiosamente rodado ao mesmo tempo com Drácula, o Principe das Trevas, 66, com basicamente o mesmo elenco e sets. A produção planejou uma elaborada cena de luta entre Lee e Francis Matthews para o final do filme. Mas acabou sendo cortada na montagem! O filme omite completamente a figura de Nicholas II, o ultimo Tzar e importante figura na história real. O final original mostrava Rasputin se benzendo enquanto caia no gelo. Mas foi considerado blasfemo e tirado do filme. Na realidade, Rasputin foi envenenado, ferido e jogado num rio onde se afogou. As drogas que lhe deram porém o impediram de que sangrasse!

 

Um Grito Dentro da Noite **

Embora esquecido hoje em dia, Jimmy Sangster foi uma das grandes figuras da Hammer britânica. Nascido em North Wales, trabalhou na indústria de cinema em diversas formas e gêneros, sendo que aos 16 anos já era assistente de produção. Depois de lutar na Índia, virou produtor na Exclusive que viria a ser a Hammer. Lá escreveu muitos roteiros onde se especializou em ficção científica, terror e gótico. Escreveu O Vampiro da Noite, A Vingança de Frankenstein, Grito de Pavor, Paranóico etc. Mas também trabalhou em Hollywood escrevendo séries de TV como Banacek, Cannon, Kohchak etc. Para este filme ele conseguiu a presença de uma das maiores estrela da Inglaterra e em ação até hoje, Joan Collins. É a história de uma mulher que está se recuperando de uma crise de nervos e se muda com o marido para uma escola de crianças. Mas lá fica ainda mais aterrorizada por um homem misterioso de um único braço. Mas ninguém acredita nela. Este acabou sendo o último de 3 filmes de Sangster para a fase final da Hammer (foram, além do aqui resumido, O Horror de Frankenstein e Luxuria de Vampiros).

 

A Face do Demônio **

Durante a década de 60 tornou-se praticamente regra as grandes estrelas da época de ouro do cinema migrarem para os filmes de terror e suspense como uma forma de se manterem na ativa. Bette Davis, Joan Crawford, Olivia de Havilland e várias outras aderiram à prática, com resultados variados. Aqui, nessa produção da especialista em terror, a Hammer inglesa, foi a vez de Joan Fontaine, em seu último filme para o cinema. A própria Joan havia comprado os direitos do romance gótico de Peter Curtis, repassando o projeto para a produtora britânica (o que não a impediu de tratar o filme com absoluto desinteresse em sua autobiografia, até porque foi seu último trabalho para o cinema. Ela faleceu aos 96 anos em 2013, enquanto sua irmã mais velha Olivia de Havilland ainda está viva!). Joan faz uma de suas especialidades, uma personagem frágil e vacilante, como em Rebecca e Suspeita de Hitchcock, que investiga o estranho comportamento dos habitantes de uma cidadezinha do interior da Inglaterra, aparentemente envolvidos com magia negra. Em destaque no bom elenco de apoio a veterana inglesa Kay Walsh (1911-2005), que foi casada com David Lean e trabalhou com ele em Nosso Barco, Nossa Alma, Oliver Twist e This Happy Breed. Um terror/ suspense, com o típico clima inglês da Hammer e roteiro cuidado (que cai um pouco no terço final do filme).

 

John Gilling (1912-1984)
Não se pode sair elogiando com britânico John Gilling como se fosse um dos grandes cineastas inglesas de sua geração. A verdade é mais modesta e resumida aqui embaixo. Gilling era também roteirista, “fazedor” de fitas de rotina da Hammer e para Warwick (filial inglesa da Columbia, que era dirigida por Irving Allen e Harry Saltzman). Veio do Teatro, passando a escrever para o Cinema desde 1933 e a dirigir desde 1946. Fez muitos roteiros depois de trabalhar como stunt-man em Hollywood e ter sido diretor-assistente nos estúdios BIP, na Inglaterra, nos anos 30. Em 1974 mudou-se para a Espanha e fez apenas um último filme. Sobrinho do diretor de Cinema mudo, W.P. Kellino (1873-1958). Nenhum traço particular marca sua personalidade artística. Dirigiu episódios das séries The Champions, The Saint, Gideon´s Way, Department S, Douglas Fairbanks Jr, Presents. Estreou no cinema em 1949 com A Matter of Murder (Maureen Riscoe, John Barry). Mudou-se para a Espanha em 1970, para se tornar pintor. Morreu em Madrid, em 22 de novembro.
Filmografia
Dir.: 1949- A Matter of Murder (Maureen Riscoe, John Barry). 1950 – No Trace.(Hugh Sinclair, Dinah Sheridan). 1951-The Quiet Woman (Derek Bond, Jane Hylton). 1952 –The Frightened Man (Dermot Walsh, Barbara Murray). Meu Filho, o Vampiro (Mother Riley Meets Vampire. Bela Lugosi, Arthur Lucan ). The Voice of Merrill (Valerie Hobson, James Robertson Justice). 1953- Deadly Nightshade (Emrys Jones, Zena Marshall).Recoil (Kieron Moore , Elizabeth Sellars). Three Steps to the Gallows (Scott Brady, Mary Castle). Escape by Night (Bonar Colleano, Simone Silva). 1954- The Embezzeler (Charles Victor, Zena Marshall). Double Exposure (John Bentley, Rona Anderson). Destination Milan (Epis. Douglas Fairbanks Jr. TV). 1955 –The Gilded Cage ( Alex Nicol, Veronica Hurst). O Diário Delator (Tiger by the Tail. Larry Parks, Constance Smith ). 1956 – Os Monstros do Raio Gamma (The Gamma People. Paul Douglas, Eva Bartok ). Odongo, Uma Aventura Africana (Odongo. Rhonda Fleming, MacDonald Carey). 1957 – Perseguição sem Tréguas (Interpol. Victor Mature, Anita Ekberg). Audácia a Jato (High Flight. Ray Milland, Bernard Lee). 1958 – Conflito Íntimo (The Man Inside. Jack Palance, Anita Ekberg). 1959 – Ídolos em Apuros (Idol on Parade. Anthony Newley, William Bendix ). Bandido Sanguinário (The Bandit of Zohbe. Victor Mature, Anne Aubrey). 1960 – O Monstro da Morgue Sinistra (The Flesh and the Fiends. Peter Cushing,Donald Pleasence). A Mulher que Soube Amar (The Challenge. Jayne Mansfield, Anthony Quayle).1961- Emboscada na Baía Sinistra (Fury at Smuggler’s Bay. Peter Cushing, Michèle Mercier). A Sombra do Gato (The Shadow of the Cat. Andre Morell, Barbara Shelley). 1962- Os Piratas do Rio Sangrento (The Pirates of Blood River. Christopher Lee, Kerwin Matthews). 1963 –O Cavaleiro Audaz (The Crimsom Blade ou Scarlet Blade. Oliver Reed, Lionel Jeffries). Panic (Janine Gray, Duncan Lamont). 1965 – O Bandido de Kandahar (The Brigand of Kandahar. Oliver Reed, Ronald Lewis.). The Night Caller (John Saxon, Patricia Haines). 1966 – A Serpente (The Reptile. Jennifer Daniel, Noel Willman). Epidemia de Zombies (The Plague of the Zombies. Andre Morell, Diane Clare). Onde as Balas se Cruzam (Where the Bullets Fly. Tom Adams, Dawn Adams ). 1967 – O Sarcófago Maldito (The Mummy’s Shroud. André Morell, David Buck).1975- La Cruz del Diablo (Carmen Sevilla, Adolfo Marsilach)

Eis três filmes de Gilling, agora em DVD no Brasil, todos de qualidade mediana:

Epidemia de Zumbis ** 1/2

Um famoso médico chega com sua filha a um vilarejo depois do pedido de ajuda de antigo aluno. Acontece que jovens operários estão morrendo por causa de uma misteriosa epidemia na pequena vila em Cornwall. O doutor Thompson não encontra solução e pede ajuda ao professor James Forbes. Junto com a filha Sylvia viaja para Thomspon. Descobrem mortos perto de uma antiga mina e presume-se que seja magia negra e que alguém tem enorme poder. Com um poderoso voodoo mágico são capazes de criar Zombies. Foi rodado junto com A Serpente (66) usando os mesmos sets (principalmente o da vila, que foi no Bray Studios). Estreou em Londres junto com Drácula, o Príncipe das Trevas (66). A história se passa em agosto de 1860. Terror da Hammer, que resistiu bem ao tempo. Os Zumbis não têm muito a ver com o similar americano de George Romero. É um conto gótico tradicional, com um elenco bastante discutível (em geral canastrões desconhecidos). Mas a trama é curiosa e intrigante. A realização um pouco acima da média do estúdio e da coleção.

 

Paranóico **1/2

Um homem psicótico (Oliver Reed) planeja enlouquecer sua irmã (Janette Scott) para que ele possa reivindicar sua herança, mas um jogo mortal de gato e rato começa quando um impostor (Alexander Davion) intervém. Onze anos antes a rica familia Ashby entra em crise quando o casal morre em acidente de avião. Só sobrou o cruel Simon, um alcoólatra que precisa de dinheiro. E também sua frágil irmã Eleanor, a tia Harriet. Mas alguém que ja morreu parece estar de volta. O charme do filme é a presença do então jovem Oliver Reed (1938-99), sobrinho do diretor Carol Reed, que iria se tornar astro famoso de filmes como Gladiador, Oliver etc.

 

Cilada Diabólica ** 1/2

Julie Christie ia ser a heroína, mas aceitou outro papel, em Billy Liar antes. O filme é um conto gótico com a direção de Francis, que sempre foi muito elogiado por sua direção discreta e cheia de resoluções. Resumo: Em um colégio interno para garotas, a adolescente Janet é perturbada por terríveis pesadelos envolvendo sua mãe, que tiram o sono até de suas colegas de quarto, devido aos seus gritos durante a noite. Ela então é levada para casa, mas os pesadelos continuam, e agora envolvem uma mulher com cicatriz e um bolo de aniversário.