Te Pego Lá Fora (Three O´Clock High) ***1/2
O diretor Joanou teve com este filme sua primeira chance para um roteiro curioso que lhe garantiu uma carreira bastante longa, de muitos filmes de cinema e TV (A Seita, Tiro de Misericórdia). Na verdade, o filme chegou a ser meio Cult entre o público adolescente. Conta a história de Jerry Mitchell (Casey Siemaszko) um tranquilo e simpático colegial que vai entrevistar Buddy Revell (Richard Tyson), um colega recém-chegado, para o jornal do colégio Weaver, onde estuda. Acontece que o cara é um brutamontes, tem fama de psicopata e, além disto, não suporta ser tocado. É exatamente isso tudo que Jerry faz e assim Buddy o desafia para uma briga no estacionamento, do colégio às 3 da tarde. Até lá Jerry tentará de tudo para que esta "execução" não aconteça! Tem suspense e humor, chega a ser Cult! Experimente. Parte do sucesso se deve ao fato de que o filme foi co produzido pelo então jovem Spielberg!!! E os também conhecidos Neal Israel e Aaron Spellling!
O Céu Se Enganou (Chances Are) **
Uma estranha comédia de fantasmas com um curioso elenco que inclui o hoje rico e célebre Robert Downey Jr. O diretor Emile Ardolino (se tornaria famoso como o coreógrafo e diretor do musical Cult Dirty Dancing, mas infelizmente como muitos de sua geração veio a falecer vitima da Aids). Mas o filme é diferente e um elenco curioso e famoso na época: Cybill Shepherd, Ryan O´Neal (Love Story), Mary Stuart Masterson, Christopher MacDonald. Louie Jeffries ( McDonald) tem um casamento feliz com Corinne (Cybill). No primeiro aniversário de casamento, Louie é morto ao atravessar uma estrada e reencarna como Alex Finch (Robert Downey Jr.). Vinte anos depois, o destino junta Alex com Miranda (Mary Stuart Masterson), filha de Louie. Ao visitar a casa de Louie, Alex começa a lembrar sua antiga vida, esposa e melhor amigo, além do fato de estar atraído por Miranda, sua própria filha. Sim, é um filme de fantasia, mortos e espíritos, que não tem o mesmo impacto nem a graça de Whoopi Goldberg. Fica apenas num meio termo.
Uma Mistura Especial (Zapped!) **1/2
É basicamente comédia chanchada para público adolescente com alguns atorezinhos da época. Tudo é muito fraco. Na história em que os estudantes Peyton (Willie Aames) e Barney (Scott Baio) descobrem uma fórmula no laboratório que dá poderes telecinéticos de mover as coisas com a força do pensamento. Baio declarou sobre o filme: Grande filme, eu o adorei, e o adoro até hoje. Até hoje os fãs continuam me perguntando sobre o filme, e que também deu dinheiro. Foi uma grande experiência e gostei também de Aames. Boa equipe, bom diretor. Curiosamente a dupla de rapazes depois voltou a trabalhar junta na televisão com o programa Charles in Charge (84) que ficou seis anos em cartaz!
Como Eliminar seu Chefe (9 to 5/Nine to Five) ***1/2
Como produtora Jane Fonda teve seu ponto alto no filme Num Lago Dourado que fez pensando em dar um Oscar a seu pai Henry Fonda. Mas também arrumou um jeito de fazer filmes comerciais sobre temas que lhe interessavam, como a independência feminina. Foi um grande sucesso esta comédia de 1980, sobre três secretárias, Jane, a cantora country Dolly Parton estreando no cinema e Lily Tomlin (curiosamente Lily e Jane depois co-estrelariam uma série de TV para a Netflix com êxito chamada Grace and Frankie). A história é divertida e conta como as secretárias de uma firma importante, cansadas de serem maltratadas pelo chefe chauvinista (o melhor momento de Dabney em toda sua carreira), planejam a vingança. Tudo numa forma muito boa criativa e bem humorada que foi bolada pelo roteirista e diretor Colin Higgins (1941-88, muito talentoso que fez também Golpe Sujo,78 e A Melhor Casa Suspeita do Texas, 82, que infelizmente morreu de Aids). O filme foi indicado ao Oscar de canção. Que por sinal fez muito sucesso. Está entre as cem melhores comédias do cinema americano segundo pesquisa! Deu origem depois a uma série de TV de êxito de 82 a 88, com Valerie Curtin, Sally Struthers, e Rachel Demison que era irmã mais nova de Dolly! Teve 85 episódios. Depois foi ainda musical da Broadway, mas de sucesso relativo.