Crítica sobre o filme "Como Treinar o Seu Dragão 3":

Rubens Ewald Filho
Como Treinar o Seu Dragão 3 Por Rubens Ewald Filho
| Data: 25/01/2019

Embora esteja previsto para estrear nos EUA apenas em 22 de fevereiro, este terceiro capítulo da série é realmente longo e inicialmente um pouco lento e cansativo. Felizmente aos poucos vai tomando jeito para se tornar uma das séries mais bonitas e bem produzidas dos últimos tempos. A situação inicial é sobre a dificuldade de um orçamento de quase 130 milhões de dólares. Para começar há um excesso de dragões que vivem na mesma região superpovoada e em busca de outros espaços o que mais toca o espectador é uma legitima história de amor, entre o já conhecido jovem dragão e sua nova paixão. Ou seja, tenha certa paciência porque logo esse jovem romance vai ficando cada vez mais bem bolado (e desenhado), num tipo de romance que é muito difícil de se ver na tela e nesse tipo de aventura. Mais ou menos na metade, tudo vai tomando corpo (embora o amor seja a chave) e a produção acaba se tornando um jogo incrível de imagens esplendidas, por vezes belamente explosivas. O fato é que todo o filme se ajusta na parte final, claro que tem vilões e inimigos sempre com bastante humor e aventura, e principalmente a raridade do gênero o romance! (não tenho certeza que crianças pequenas irão vibrar tanto quanto eu!). Experimentem que é um bom espetáculo que não sei por que cargas d´água não ficou entre os finalistas do gênero no Oscar.

 

Conhecia pouco do diretor canadense Dean DeBlois, que foi codiretor para Disney em Lilo & Stitch (02) e que conseguiu uma indicação ao Oscar na parceria do filme de animação, Como Treinar seu Dragão (10) e também no anterior. Naturalmente fez outro trabalho em continuação em 2014, mas que já não tinha o mesmo brilho. Mesmo assim insiste em voltar a mesma origem e se tem dúvida, assista o trailer que já dá uma boa ideia: sim é melhor que o segundo, ainda que não é tão criativo quanto o original.

No filme anterior, o cara chamado Soluço e outro de Sem Dente, descobrem uma caverna de gelo, onde estão centenas de dragões selvagens, e o misterioso Cavaleiro de Dragão. Assim os dois antigos amigos se encontram no central de uma batalha pela paz. O filme custou quase 130 milhões de dólares, copiado também em 3D e com novo logotipo da Dreamworks sobrepujando a parceira Universal (os anteriores foram da Paramount e Universal). Ainda que anunciem que este será o último filme com a parceria dos personagens centrais. Com 104 minutos tem tempo recorde na série (e para muitos a melhor qualidade visual!). Para garotos e fãs dos personagens.