Crítica sobre o filme "Lamen Shop":

Rubens Ewald Filho
Lamen Shop Por Rubens Ewald Filho
| Data: 30/08/2018

Para os que estão como eu com saudades de filmes orientais e comidas sofisticadas, que tal experimentar esta co-produção original não apenas com o título de uma delícia famosa, mas pouco conhecida ainda no Brasil, o curioso e ainda raro Lamen, um dos pratos mais famosos e menos divulgados aqui no Brasil. Justamente por isso é que fiquei com maior curiosidade nesta história sobre Masato, um chefe de cozinha japonês que sonha em partir para Singapura pra reencontrar os pratos que sua mãe fazia quando era criança. Assim resolve realizar uma viagem culinária de sua vida, procurando descobrir os segredos culinários desconhecidos. Temos assim uma visão muito rara entre duas culturas, a mais consumida por nós, japonesa com a de Singapura.

Atenção então para o Ramen, traduzido aqui como Lamen, que já teve nos momentos menos gloriosos, como comida dos pobres! E com cuidado o filme nos demonstra os ingredientes de sua preparação. A receita mais comum japonesa seria a seguinte: Ingredientes 2 litros de água. 3 tabletes de caldo de galinha. 1/2 xícara (chá) ou 100 ml de caldo de carne de porco. 4 colheres (sopa) de molho shoyu 600 g de macarrão (ideal o chinês para ramen, ou alguma massa mais fina, como cabelo de anjo) lombo de porco cozido fatiado.2 colheres (chá) de pó de kombucha (opcional). Mas não é uma simples diversão, já que a questão mais importante é o trauma causado pela brutal invasão japonesa na China (em 1937, isso sucedeu e só acabou na verdade em setembro de 1945, quando o Japão se rendeu aos Aliados.O Japão entrou em guerra violenta contra os outros países asiáticos e o exército japonês foi muito cruel com toda a população chinesa inclusive com estúpidos estupros e até experiências médicas). Tudo isso dá uma leitura a mais no conflito da história.

Tudo isso, o terror e a delícia culinária são aspectos importantes e curiosos de um filme cada vez mais interessante e mesmo raro para ser enriquecido por flashbacks e lembranças muitas vezes tocantes. Ou seja, é um filme especial que aborda temas e sabores muito originais para nós. Experimente.