Crítica sobre o filme "Você Nunca Esteve Recentemente Aqui":

Rubens Ewald Filho
Você Nunca Esteve Recentemente Aqui Por Rubens Ewald Filho
| Data: 08/08/2018

Não sei se alguém ainda se lembra do fato de que a diretora Ramsey ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes do ano passado (e o filme serviu para aprender o Festival de Sundance) e Joaquim Phoenix ganhou como melhor ator de Cannes, sendo que tiveram 7 minutos de aplausos. É fato também que Ramsey é muito elogiada pela crítica e o filme é um pouco violento e grosseiro, ela tem o gesto de não forçar os momentos violentos demais, deixando mais para a sugestão o que poderia ser pesado demais. A diretora diz que no livro que a inspirou, de Jonathan Ames, ela não entende de violência então preferiu fazer o que chamam de “post rage”, a raiva post mortem aos inimigos do protagonista. Acho porém bom que vocês fique sabendo um pouco mais sobre essa diretora. Eis a biografia:

Lynne Ramsay (1969-) - Diretora escocesa nascida em Glasgow em 5 de dezembro. Seus filmes geralmente exploram com humor a realidade da classe operária com toques de sensualidade e edição dinâmica. Inicialmente estudou fotografia, mas logo percebeu que queria mesmo era dirigir filmes. Enquanto estudante, teve seu curta Small Deaths (1996) premiado em Cannes. Seu primeiro longa, Ratcatcher (1999), é um satírico e nostálgico retrato da Glasgow dos anos 70 que mistura a pequena realidade de uma criança e a grande dos adultos em greve. Ganhou o Bafta de melhor primeiro filme. Seu próximo trabalhou foi uma adaptação do livro de Alan Warner, Morvern Callar (2002), e não foi tão bem recebido quanto o anterior. Mas acertou com uma adaptação criativa do livro Precisamos Falar sobre Kevin com Tilda Swinton. Em março de 2013, largou a filmagem de Jane Got a Gun (que seria com Natalie Portman, Michael Fassbender), logo no primeiro dia!

Filmografia: 1996 - Small Deaths (CM. Anne McLean, James Ramsay). Kill the Day (CM. James Ramsay, Drew Carter-Cain). 1997 - Gasman (CM. Lynne Ramsay Jr., Martin Anderson). 1999 - Ratcatcher (William Eadie, Tommy Flanagan). 2002 - Morvern Callar (Samantha Morton, Kathleen McDermott). 2003 - Cinema16: British Short Films (Epis. Gasman. Lynne Ramsay Jr., Martin Anderson).2011- Precisamos Falar sobre Kevin (We Need to Talk About Kevin. John C. Reilly, Tilda Swinton). 2012- Swimmer (CM. Tom Litten, Niall Burton).

O filme propriamente dito…

Não vou mentir e dizer que não gosto especialmente de filmes muito violentos e pesados (para ter uma ideia Phoenix já tem um tipo meio duvidoso) está tentando se matar com saco de plástico no rosto. Mas dali em diante é tudo muito confuso para a gente entender, já que ele continua sendo um matador, não sabemos bem por que e quem! No máximo a pista que fica é sua velha e patética mãe que é morta e também não sabemos bem porque os que a matam são justiçados (e eram tipos bem vestidos!). E para complicar mais ainda aparecem crianças, uma delas drogadas por outro bandido, e a cena final tem algo de submerso como em filme de Monstro da Lagoa Negra... O mais curioso de tudo isso bastante sem cabeça é que a diretora tem uma certa mão para enquadramentos e nada chega ser a ser descartável. Apenas indigesto. Bem a cara de Cannes e gente que ainda topa este tipo de filme B mais do que já feito.