Crítica sobre o filme "Chega de Fiu Fiu":

Rubens Ewald Filho
Chega de Fiu Fiu Por Rubens Ewald Filho
| Data: 04/06/2018

Confesso que muitas vezes por falta de tempo ou disponibilidade, costumo dar preferência para os filmes de ficção (que alcançam um maior público que me cobra os comentários e críticas). Chegou a hora do mea culpa. Ao assistir o documentário “Chega de Fiu- Fiu, o Filme”, de Fernanda Frazão, é que fui realmente perceber o que parecia tão distante e, no entanto é escandalosamente antiquado, grosseiro e atual. Em cada cinco minutos diz o IBGE uma mulher é agredida no Brasil. E denunciar quase sempre não resolve nada.

O primeiro ponto que me atingiu é o fato de que o filme foi muito bem realizado, tecnicamente, como narrativa, como denúncia, mas principalmente dando a palavra as vítimas. As mulheres. Sem exagero ou excesso. Como nas cenas em que a câmera reflete a intromissão e o assédio de homens que passam cantadas nas mulheres o que está sempre apenas um passo de uma violência ou abuso (para evitar esses excessos, a câmera deixa desfocado o rosto do pseudo-galante intrometido).

Não há duvida que não é uma história nova, ao contrario, é banal e historicamente antiquada. Mas pouco mudou, algumas poucas vitórias chegaram a partir de 2003. E teoricamente qualquer homem digno desse nome teria que ter percebido a nossa lamentável tradição histórica que sempre deixou a mulher brasileira numa situação secundária e inferior. Finalmente as mulheres tomam a palavra (embora também haja a presença masculina discutindo as questões e procurando soluções). Gosto também do recurso narrativo de imagem mostrando com frequência a cidade de São Paulo revelada por “Drones”. Os depoimentos no filme são bem equilibrados, incluindo as mulheres negras, as trans, as professoras, as alunas e professoras e docentes, concluindo com dois momentos comoventes, a passeata das mulheres pelas ruas da cidade, seguido pelo poema em tom de “rapper”, cantado pela trans, Rosa Luz, a verdadeira estrela do filme concluindo numa bela paisagem de por de sol. Tenho consciência de que este mero e curto artigo, não é suficiente para resolver um problema tão grave e pernicioso. Mas acrescento minha voz nessa luta de tantas.