Crítica sobre o filme "Iniciados, Os":

Rubens Ewald Filho
Iniciados, Os Por Rubens Ewald Filho
| Data: 17/01/2018

Este é um dos melhores filmes de temática homossexual que assisti nos últimos anos. Um drama diferente que nos revela toda uma cultura para nós desconhecida, feito com muita delicadeza e franqueza, humano, sério, trágico e tocante.

Foi exibido em Sundance e Berlim, mas premiado em vários Festivais. African American Film Critics Association, Valencia (filme e ator), Cartago, Durban (ator e filme), Frameline San Francisco, LA Outfest, LsGaiCineMad Madrid (roteiro), London (filme), Mumbi (grande prêmio do júri), Queer Lisboa Ifilme), Sarasota (filme), Taipei (diretor), Torino (diretor), World Cinema Amsterdam (filme).

Não conhecia o diretor John Trengove que fez antes muitas series de teve e curtas, e surpreendentemente este é seu longa de estreia. Levou também o prêmio de melhor filme de estreante do importante BFI London Film Festival. Dá para entender o porquê. E chegou a ser indicado para representar a África do Sul neste atual Oscar. Segundo o IMDB, e reproduzo o que está no site, ele vive entre Johannesburg e São Paulo, onde mora com seu companheiro brasileiro o conhecido e respeitado diretor Marco Dutra (Trabalhar Cansa, Quando eu Era Vivo, O Silencio do Céu, As Boas Maneiras).

A julgar por este trabalho e por eu também ser amigo de Dutra, embora não conheça este diretor, respeitei muito esse seu trabalho original, mexendo com tabus africanos, mas particularmente a tradição do Xhosa ou Ukwaluka de realizar operações com os jovens para cortar parte de seu pênis para que ele possa emergir para adulto. Uma forma mais antiga do que a circuncisão que ocorre numa região de montanha, por jovens que ainda acreditam nesse rito, mas nada é explicitado (parece que é o caso de todos os envolvidos, mas o protagonista é cantor e ator profissional no país). O problema é que o herói é homossexual e há muito tempo que mantém uma ligação com um colega mais velho, casado e com filhos e que agora deseja se livrar dele. Outros desconfiam da história deles.

Foi para mim um filme surpreendente que eu também recomendo pela garra e originalidade.