Crítica sobre o filme "Confissões, As":

Rubens Ewald Filho
Confissões, As Por Rubens Ewald Filho
| Data: 17/11/2016

O cinema italiano tenta dar sinais de recuperação, ajudado por alguns distribuidores e festivais que tem feito o possível tentando recuperar sua lendária qualidade (vide recentemente retrospectiva de Mastroianni, visita de Marco Bellochio). Mas a verdade é que a própria indústria italiana do cinema, antigamente tão prolífica, hoje tem dificuldade em se afirmar e inovar. Aqui temos o trabalho do diretor Roberto Andó que fez antes com o mesmo ator Servillo Viva La Liberta (13). O ator Toni pelo menos conseguiu ficar conhecido aqui por excelentes trabalhos em Il Divo, A Grande Beleza, As Consequências do Amor, A Bela que Dorme, justamente com Bellochio e Gomorra. Nem é preciso dizer que ele é superpremiado (por exemplo levou já 4 Davids de Donatello) embora seu estilo de representar seja sempre discreto e contemplativo, muito distante dos Divos da comédia à la Italiana (que também com frequência faziam teatro).

Ou seja, Toni é um gosto adquirido que está aqui cercado por um grupo de fortes talentos de diversas partes do mundo, como França (Auteil, Lambert Wilson), Alemanha (Moritz), Canadá (Marie Josée) e assim por diante, todos eles estão num grande hotel/mansão onde devem participar de uma grande discussão sobre o futuro econômico do mundo. Embora também estivesse no grupo uma escritora (a bela dinamarquesa Connie Nielsen, de Gladiador). E principalmente um padre discreto Roberto Salus e que tem sempre um sorriso meio zombateiro (no caso Toni).

É preciso registrar que o lugar é belo, a fotografia elegante, mas o conflito só irá crescer quando o líder aparente do grupo, Daniel Auteil, ameaça se matar depois de fazer uma confissão ao padre (e naturalmente querem que este conte o conteúdo da confissão, o que na verdade não é levado muito a sério). Porque o que parecia tão polêmico e também revelador acaba sendo resolvido de uma maneira trivial e decepcionante. Afinal é bem comum se construir um castelo de ideias para deixar o filme desmoronar num anticlímax. Uma pena porque até pouco mais da metade foi bem interessante.