Crítica sobre o filme "Cinema Policial 3: Mona Lisa, A Quadrilha, Matança em São Francisco, Os Perigosos":

Rubens Ewald Filho
Cinema Policial 3: Mona Lisa, A Quadrilha, Matança em São Francisco, Os Perigosos Por Rubens Ewald Filho
| Data: 18/03/2019

Mona Lisa
Indicado ao Globo de Ouro, este interessante drama policial britânico foi um dos primeiros sucessos do diretor Jordan (que ganhou o Oscar por Traídos pelo Desejo e Bafta por Fim de Caso e foi indicado por este filme). Tem feito recentemente série de TV (Os Bórgias) e ainda Obsessão (18, com Isabelle Huppert). Foi dos primeiros papeis importantes do ator britânico Hoskins (1942-2014), de A Noite do Terror e Uma Cilada para Roger Rabbitt. Veterano de 120 créditos, infelizmente faleceu cedo demais. Neste drama policial soturno ele faz um recém-saído da prisão que se apaixona por uma mulata, Simone, que a explora como prostituta. Mistura de romance e policial, bem britânico, ainda merece ser conferido. Experimente.

A Quadrilha

Embora esteja esquecido aqui no Brasil, este é um cultuado drama policial de um produtor conhecido (Carter De Haven, sobrinho de Gloria de Haven), que conseguiu reunir um elenco excepcional de astros veteranos famosos! Infelizmente o diretor John Flynn (1932-2007) não teve a carreira que mereceria. Mas fez com Stallone Condenação Brutal e ainda O Arquivo Secreto, A Outra Face da Violência. Aprecio especialmente a escolha de um elenco de astros veteranos em pequenos papéis, o que dá charme a tudo. Ajudado também pelo roteiro inteligente de escritor famoso. Earl rouba um banco que pertence a Máfia, por isso é preso na cadeia, quando é liberado resolve se vingar provocando uma guerra pessoal contra o grupo de bandidos que domina os Bandidos. A chamada Mob (quadrilha). Experimente!!!!

Matança em San Francisco

O diretor Stuart (1927-2007) tinha certa mão para filmes policiais de ação, como Rebeldia Indomável com Paul Newman, seu astro preferido, Brubaker, Nos Calcanhares da Mafia, Piscina Mortal, A Viagem dos Condenados. Este roteiro chegou a ser imitado em tramas semelhantes: a ação se passa em San Francisco na Califórnia, quando uma das vítimas num massacre de um ônibus é um detetive policial. Dois parceiros detetives saem para investigar o caso. O comediante Matthau é quem sabe usar melhor as situações e momentos de ação e humor e principalmente perseguição na parte final. Vale conhecer. Segundo Bruce Dern, foi Matthau quem forçou a escalação dele para o filme, para quem é grato. Foi rodado em locações autenticas de San Francisco (o livro original sucedia em Estocolmo, Suécia). O filme iria terminar com risadas, mas o elenco não topou a idéia.

Os Perigosos

Na verdade, este filme perdeu todo seu respeito quando se revelou que seu astro, o comediante negro Crosby, tem sido um contumaz explorador /sedutor de mulheres que foram vítimas de drogas. Famoso por sua série de TV I Spy (também em parceria com Robert Culp, 1930-2010). Culp teve esta sua rara chance como diretor e, em compensação, o roteiro aqui é de um diretor consagrado da ação, Walter Hill 48 Horas, Ruas de Fogo, Os Selvagens da Noite, ainda em ação fez há pouco Vingança, 16). Eles fazem detetives particulares que saem em busca de uma garota desaparecida, e acabam se envolvendo com criminosos violentos. Hoje desmoralizado, dizem os editores que o filme teria inspirado “Máquina Mortífera”. Na trama, veja a ironia, Cosby procura por garota que sumiu, se envolvem com criminosos e mortos. O filme teve seus admiradores, mas hoje em dia ficou desmoralizado.