Almodóvar é um dos produtores deste filme argentino que ganhou no Festival de Veneza, o prêmio de melhor diretor e menção honrosa em Toronto, além de ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro pela Argentina. O diretor Trapero é velho conhecido do público brasileiro por bons filmes como Abutres, Elefante Branco, Família Rodante. E mais uma vez eles dão uma lição de como contar histórias reais do seu passado, da não tão distante época da ditadura, denunciando corrupção no mais alto grau (e nós só temos Tropa de Elite que até hoje fez isso). Num filme sólido, bem dirigido e interpretado, contando uma daquelas histórias que só mesmo vendo para crer que algo assim tenha realmente existido. Bom mas não excepcional.
Faço restrições ao protagonista que tem grandes olhos azuis mas não muda muito de expressão (Guillermo esteve bem O Segredo dos Seus olhos, estrelou aquela comédia ótima Coração de Leão e Um Namorado para Minha Esposa). Quando exagera fica esquisito , talvez porque esteja mais ligado a comédia do que o drama. E olha que não usa o bigode, sua marca registrada. Enfim, não chega a ser grave. A ação se passa nos anos 1980 durante o auge da Ditadura. Ele faz um homem comum, que controla sua família com a mão de ferro, tem o filho mais velho que é um campeão de Rubgy, outro que emigrou para a Austrália, um mais novo que foge de casa e duas filhas mulheres e uma esposa fiel, que controla com mão de ferro. Seu truque é que ele comanda uma quadrilha mancomunada com os policiais e gente do governo, que sequestra pessoas ricas em troca de um rico resgate (que depois é dividido). Em geral, liquida as vítimas para não ter dúvida e o mais estranho é que as esconde no porão de sua própria casa (ou seja, é impossível as pessoas não ouvirem tudo!). Só que a ditadura está acabando (começa com o discurso do novo presidente) e tudo muda de figura, já não se pode matar e roubar de forma tão evidente.
O filme basicamente é a trajetória desse clã (espere os letreiros finais que revelarão o destino de todos) com certo humor e não muita tensão. Ainda assim a pré estréia estava lotada, prova do prestigio dos argentinos ao menos em cinema.