Crítica sobre o filme "Físico, O":

Rubens Ewald Filho
Físico, O Por Rubens Ewald Filho
| Data: 06/10/2014

É vergonhoso se lançar nos nossos cinemas um filme com o titulo errado.  The Physician quer dizer O Médico e não O Físico, que é outra coisa completamente e nada tem a ver nem com o personagem, a história e menos ainda com o livro de Noah Gordon (que foi Best-seller) que o inspirou. Esta é uma produção alemã, que ainda não lançada nos EUA, das produtoras Beta e UFA, rodada basicamente no Marrocos e Alemanha.

O livro e o filme por extensão contam uma história muito interessante raramente abordada contando uma fatos reais: durante a Idade Média dominada pela Igreja, não havia médicos na Europa e os poucos luminares no assunto eram os árabes. Avicenna é o nome latinizado do mestre Ibna Sina (Ben Kingsley, raridade em sua carreira parece frágil e adoentado sem convicção) que escreveu 450 trabalhos (240 sobreviveram), 150 deles focados em filosofia e 40 em Medicina. O livro da Cura e o Cânone da Medicina, que foi usado até o século 17 no Ocidente. Morreu em 1037, com 58 anos. Mas a figura central da narrativa aqui é um jovem inglês chamado Tom Payne (não confundir com homônimos inclusive diretor argentino que trabalhou na Vera Cruz, o papel dele, ou seja, o de Rob Cole, é feito por esse  magro de olhos brilhantes que ainda não deixou sua marca apesar de ter feitos vários outros filmes. No resto do elenco há apenas dois outros atores conhecidos internacionalmente o sueco Stellan Skasgaard (que faz um Barbeiro que viaja pelo interior fazendo o que pode para salvar os doentes) e o francês Olivier Martinez muito apagado como o chefe árabe Shah Ala ad Daula.

Na verdade, o filme apesar de tecnicamente bonito, bem fotografado, como história é um desastre. Tudo o que poderia interessar a gente (eu que não sou do ramo, fiquei muito curioso com esses primórdios da Medicina e a burrice das regras religiosas onde elas não são chamadas!). Tanta coisa legal e polêmica que infelizmente não esta na tela. Inventaram mesmo uma história romântica do tal Payne com uma moça árabe (a mesma de Amor sem Fim, Emma Rigby). Também é fraco como ação ou aventura. Melhor seria então consultar algum livro sobre o tema e ver se o livro ainda consegue ser encontrado. E não se confunda, não vá consultar um físico por engano.