Crítica sobre o filme "Ensaio":

Rubens Ewald Filho
Ensaio Por Rubens Ewald Filho
| Data: 03/12/2013

Embora já estivesse pronto há algum tempo, só no último Festival do Rio que teve sua estreia este novo trabalho da diretora catarinense Tania Lamarca (mais conhecida por ter feito o primeiro Tainá, e Buena Sorte, mas este é sem dúvida sem melhor trabalho. Um filme mais interessante do que você pode imaginar pelo nome (ele tinha originalmente um sub-título Segredos de uma Companhia de Danças) e muito mais bem realizado do que a média geral de nossas produções. 

Não me lembro de outro filme nacional sobre esse tema e mesmo no exterior há poucos que se aventuram a contar (não como documentário) uma aventura artística de um grupo de dança (no caso regional, parece que de Florianópolis, capturado durante o inverno) que está imersa na produção de um espetáculo sobre a vida de Anita Garibaldi. Assim há uma tentativa de capturar quem foi Anita, a rebelde lutadora (até com depoimentos do povo) enquanto uma bailarina (a talentosa e estreante Lavinia Bizzotto) está em pleno processo de acessar ao personagem, enfrentando um conflito entre seu companheiro e diretor do espetáculo (Chico) e o seu companheiro de palco, Bruno Cesareo (que fala com sotaque carregado e traz as marcas de sua infância difícil (só sugerida) e principalmente da ditadura argentina. Eventualmente Lavinia fica grávida e sofre para tomar uma decisão. O roteiro não faz questão de explicar muita coisa, mas também não foge de frases feitas pseudoprofundas ou poéticas. Que são dispensáveis porque a fotografia é muito bonita, a câmera muito eficiente e os momentos de dança envolventes (mas porque não vemos afinal de contas o espetáculo pronto?). Embora não convença totalmente, tem bons momentos este Ensaio.