Embora já estivesse pronto há algum tempo, só no último Festival do Rio que teve sua estreia este novo trabalho da diretora catarinense Tania Lamarca (mais conhecida por ter feito o primeiro Tainá, e Buena Sorte, mas este é sem dúvida sem melhor trabalho. Um filme mais interessante do que você pode imaginar pelo nome (ele tinha originalmente um sub-título Segredos de uma Companhia de Danças) e muito mais bem realizado do que a média geral de nossas produções.
Não me lembro de outro filme nacional sobre esse tema e mesmo no exterior há poucos que se aventuram a contar (não como documentário) uma aventura artística de um grupo de dança (no caso regional, parece que de Florianópolis, capturado durante o inverno) que está imersa na produção de um espetáculo sobre a vida de Anita Garibaldi. Assim há uma tentativa de capturar quem foi Anita, a rebelde lutadora (até com depoimentos do povo) enquanto uma bailarina (a talentosa e estreante Lavinia Bizzotto) está em pleno processo de acessar ao personagem, enfrentando um conflito entre seu companheiro e diretor do espetáculo (Chico) e o seu companheiro de palco, Bruno Cesareo (que fala com sotaque carregado e traz as marcas de sua infância difícil (só sugerida) e principalmente da ditadura argentina. Eventualmente Lavinia fica grávida e sofre para tomar uma decisão. O roteiro não faz questão de explicar muita coisa, mas também não foge de frases feitas pseudoprofundas ou poéticas. Que são dispensáveis porque a fotografia é muito bonita, a câmera muito eficiente e os momentos de dança envolventes (mas porque não vemos afinal de contas o espetáculo pronto?). Embora não convença totalmente, tem bons momentos este Ensaio.