Crítica sobre o filme "Silent Hill - A Revelação":

Rubens Ewald Filho
Silent Hill - A Revelação Por Rubens Ewald Filho
| Data: 10/10/2013

Continuação de Terror em Silent Hill (Silent Hill, 06, de Christopher Gans) co-produção entre Canadá e Austrália, com Radha Mitchell, Sean Bean, Laurie Holden, Deborah Kara Unger que estão nesta sequência. Inspirado em video-game, contava a história de uma mãe que vai atrás da filha desaparecida na cidadezinha de Silent Hill, tudo num clima meio estilizado. Ajudado pelo diretor original Christophe Gans (que era crítico e ficou conhecido com o interessante O Combate Lagrimas de um Guerreiro), o filme provocou reações desencontradas (a maior parte das pessoas se queixou que não entendia nada e nem foi mostrado para a crítica), mas todos foram unanimes em elogiar a direção de Gangs e sua bela direção de arte, altamente criativa. Parecendo mais um filme experimental do que terror.

A continuação não é tão delirante e rica quanto o primeiro até porque chega com bastante atraso, e também não gosta de explicar muita coisa. No primeiro a gente supunha que os habitantes de Silent Hill estivessem mortos, mas aqui tudo fica ainda mais confuso. Até porque a atriz que faz a heroína mudou. Só posso dizer que a história começa num parque de diversões quando ela está sendo perseguida (ou acha que esta?) e chega a ser consumida pelas chamas. Já dá para ver que o desenho de produção, a concepção geral das figuras e monstros é bem acima da média (tem uma espécie de aranha que tem cabeças humanas muito interessante e uma bela mulher nua que é transformada em manequim de loja). E os astros do filme anterior fazem pouco maios do que pontas: o pai (Bean), a mãe (Radha) e com algumas figuras novas (o misterioso Martin Donovan como Douglas, Malcolm MacDowell como Leonard, Carrie Anne Moss como Claudia Wolf). A identificação vai ajudar muito pouco porque a única coisa que me pareceu mais importante foi o acréscimo de um interesse romântico adolescente, arranjando um namorado para a heroína Heather Alessa (agora a australiana Adelaide Clemens que também está em O Grande Gatsby assume o papel e se parece muito com Michelle Williams). O rapaz é o estreante Kit Harrington, como Vincent e que depois disso conseguiu sobreviver em Game of Thrones entre 2011 e 13.

O roteirista original do primeiro filme Roger Avary, parceiro de Tarantino em Pulp Fiction, ia também escrever o script daqui, mas foi mandado para a cadeia para o assassinato culposo por dirigir embriagado e matar! Foi substituído por Michael J Bassett (Solomon Kane, Os Selvagens) que também dirigiu.

Não há dúvida que os fãs do vídeo game tem o Silent Hill em alta conta e está continuação é como sempre inferior ao original (ainda que com mais gore/sangue). E talvez ainda mais confusa. Como disse um crítico americano e concordo, este não é um lugar que você queira visitar.