Este filme foi o grande premiado na Espanha em 2012, levando 10 Goyas (o Oscar local) para atriz (Maribel), fotografia, figurino, Maquiagem, direção de arte, atriz revelação (Macarena), roteiro, original, trilha musical Canção (No te puedo Encontrar). Também foi indicado para Ator (Daniel), diretor, montagem, Revelação (Emilio Gavira), produção, coadjuvante (Joseph M. Pou) e coadjuvante (Angela Molina). Além disso também ganhou os Festivais de Palm Springs, San Sebastian (especial do júri para o diretor e atriz Macarena), Boulder e diversos prêmios locais. Nada mal para um filme espanhol em preto e branco mudo!
O que logicamente faz pensar em O Artista, que deve tê-lo influenciado, mas é outro gênero, não uma comédia que imita Cantando na chuva, mas um enorme clipão (naturalmente todo conduzido por uma trilha musical, nem tão preocupado em reproduzir os cacoetes do cinema sem fala, mas em contar a velha história infantil em imagens, acrescentando-lhe um tom espanhol). O diretor Berger já mostrou aqui seu único filme anterior a divertida pornochanchada Torremolinos-Da Cama para a Fama (03) e desde então deve ter estado planejando este seu tour de force.
Devo estar ficando velho mesmo porque me lembro e não há tanto tempo atrás de como eram jovens e lindas e encantadoras duas das atrizes centrais do filme, Maribel Verdu (esteve em Os Amantes, Ovos de Ouro, O Amante Bilingue, E tua mãe também e foi a Gramado promover o vencedor do Oscar estrangeiro Sedução (Belle époque, 92). Ela aqui faz Encarna, a enfermeira que se casa com o pai de BrancaNieves e se torna uma megera terrível. A outra é Angela Molina, que foi uma das estrelas do último filme de Buñuel, Esse Obscuro Objeto do Desejo, 77, Bellochio (Olhos na Boca, 82), Bigas Luna (Lola, 86), nunca mais parou de trabalhar (tem 122 créditos) e aqui aparece como a fiel e muito envelhecida empregada da família do toureiro Dona Concha.
Sim, porque naturalmente o herói da história passada nos anos vinte seria um famoso toureiro que é ferido gravemente numa arena, o que provoca o parto precoce de sua bem amada grávida (que irá morrer, mas deixara a filha Carmen). Não há ênfase maior na fantasia, ou na história infantil. Ou em efeitos especiais como outras Branca de Neves recentes. O toureiro acaba sendo morto pela cruel Encarna e a menina eventualmente também se tornará amiga dos sete anões de circo. Não falta também o equivalente ao príncipe encantado e a maçã envenenada, mas o fato é que a história tem sido refeita com tanta frequência que não consegui achar nada de tão notável nesta brincadeira espanhola que se assisti até sem maior aborrecimento. E talvez possa encantar alguns.