Interessante a comparação do filme original e da sua única refilmagem que foi feita na Inglaterra pelo diretor da série Desejo de Matar, Michael Winner.
Quem produziu foi Lew Grade, milionário na época dono do único canal aberto da Grã-Bretanha, rodando totalmente em locações autênticas ao redor de Londres e um pouquinho em Buenos Aires. O original era feito totalmente em estúdio. É curioso por ter atualizado o livro original de Raymond Chandler e ter sido muito fiel a ele. Além de ter transportado a ação para a Inglaterra (sem maiores consequências). The Big Sleep (gíria para a morte) foi o primeiro livro de Chandler (1888-1959) e fundamental na criação do gênero Noir.
Ele depois escreveria livros que inspirariam filmes clássicos como Pacto de Sangue de Billy Wilder (44), Pacto Sinistro de Hitchcock (51), O Perigoso Adeus de Altman (73), A Dama do Lago de Robert Montgomery (47), A Dália Azul (46), Até a vista Querida (44) de Dmytryk, Medo que Domina (The Unseen, 45, de Lewis Allen), Nunca é Tarde (And Now Tomorrow, 44) com Alan Ladd.
Se formos comparar os dois filmes, naturalmente o de Bogart ganha não apenas por ter a trama mais intrigante e personagens mais curiosos. Winner fez um filme com excesso de closes, já com um olho na TV, uma narrativa tradicional sem surpresas ou maior suspense. Seu maior charme é ter chamado o grande Robert Mitchum (1917-97), para viver o detetive Marlowe, que já tinha vivido o personagem pouco antes em O Último dos Valentões/Farewell my Lovely no ano anterior (o curioso é que neste caso, a história se passava com ele só que nos anos 40!). Só que no livro Marlowe teria por volta de trinta e poucos anos e Mitchum já estava com 60! Ainda assim e apesar de seu constante alcoolismo, ele se defende bem.
A proposta foi fazer um filme com elenco all star, inclusive em papeis pequenos (os chefes de polícia são por exemplo os consagrados John Mills e Richard Todd, o chofer é Martin Potter, revelado em Satyricon e assim por diante). Enquanto no original, o elenco de apoio é praticamente desconhecido. Para o papel do general foi chamado o veterano astro James Stewart (1908-97), que tem apenas duas sequências, mas estava doente com dificuldade de decorar textos.
Há várias diferenças no roteiro. Marlowe, por exemplo, não tem grandes envolvimentos com a filha mais velha, sem preocupações de romance. Mas as tiradas e piadinhas de Marlowe são menos engraçadas, os ambientes mais requintados e falta um tom geral de submundo. Minha sugestão é que vejam primeiro esta refilmagem para compreender bem a história, depois a versão do diretor e, finalmente, a versão que passou nos cinemas. Edição traz ainda o trailer original.