Crítica sobre o filme "Butch Cassidy":

Rubens Ewald Filho
Butch Cassidy Por Rubens Ewald Filho
| Data: 16/10/2012

Nunca mais revi este famoso e celebrado faroeste desde sua estreia e premiação que inclui os Oscars de canção (Raindrops Keep Falling on my Head, de Burt Bacharach e Hal David), fotografia (para Conrad Hall), roteiro original (de William Goldman), trilha musical (Burt). Indicado também como melhor filme, direção, som.

Inspirado em fatos reais (eles realmente existiram, fugiram para a Bolívia, mas não se tem certeza de seu fim), o roteiro e a direção acentuam o lado romântico (a famosa cena da bicicleta com a canção), nostálgico (o final congela a imagem) e bem humorado (a famosa cena em que eles pulam na queda d’água). Foi a fita que transformou Redford em super-astro. Depois teve um prólogo (A Juventude de Butch Cassidy, 79, com Tom Berenger e William Katt e depois continuação para a TV em 2006, com David Clayton Rogers e Ryan Browning.

É uma pena que se tenha literalmente esquecido do diretor George Roy Hill (1922-2002). Diretor, responsável por enormes sucessos como Butch Cassidy e Golpe de Mestre (Oscar de Filme e Direção), acertou também a fantasia de ficção científica Matadouro 5 (baseado no romance de Kurt Vonnegut), pelo qual ganhou o prêmio de direção em Cannes.

Nascido em 22 de dezembro em Minneapolis, estudou música em Yale (com Paul Hindernith) e na Irlanda. Depois de lutar na Segunda Guerra e na Coreia, começou a trabalhar como ator e escreveu para a TV.

Foi lá que se revelou, dirigindo produções premiadas: Judgement at Nuremberg e The Helen Morgan Story. Dirigiu na Broadway com igual sucesso, chegando a ganhar o prêmio Pulitzer pela peça Look Homeward Angel (adaptação do romance de Thomas Wolfe). Teve uma boa carreira com apenas pequenos lapsos: o melodramático Na Voragem das Paixões, entre eles.

É, entretanto, responsável por um dos poucos bons momentos do musical na década de 60: Positivamente Millie. Como toda sua geração, também decaiu nos anos 80. Morreu em 27 de dezembro em consequência do Mal de Parkinson.

Por causa deste roteiro, hoje em dia, William Goldman é considerado o grande mestre do “screen play” americano moderno. Ele conseguiu dar uma visão completamente diferente do super explorado gênero faroeste. Embora inspirado em fatos reais, conseguiu dar ao tema um ar nostálgico, mas também irônico, romântico (sem nunca enfatizar o triângulo amoroso, embora a mulher se divida entre os dois, nunca de forma óbvia ou grosseira). Também a direção se utiliza da trilha musical de forma inovadora, muitas vezes o silencio é o complemento único. Por outro lado, utiliza com tanto brilho uns poucos temas de Burt Bacarach que para sempre ficaram ligados a origem.

Tentaram conseguir Bob Dylan cantar a música tema mas este recusou. Houve dificuldade de escalar os atores do filme, pensaram em Dustin Hoffman para Butch Cassidy. Mas é incrível como Newman e Redford tinham uma empatia entre eles, uma química que dá muito certo neste filme e depois em Golpe de Mestre.

Katharine Ross gostou da cena do passeio de bicicleta porque foi feita pelos assistentes e não o diretor (que brigava muito com ela). Paul Newman fez seus próprios truques de bicicleta, mas a que Butch tromba na que foi feita pelo fotografo Conrad L. Hall (que foi casado com a estrela Katharine de 69 a 74). O nome mais comum usado pela quadrilha de Butch e Sundance foi The Wild Buch (mas o nome foi usado antes por Meu Ódio Será sua Herança de Peckinpah). Segundo William Goldman, seu roteiro foi chamado The Sundance Kid and Butch Cassidy. Steve McQueen e Paul Newman leram o script e concordaram em fazer o filme juntos com Steve como Sundance. Mas ao largar o projeto, tiveram que encontrar outro nome e Paul insistiu em Redford (foi este filme que o transformou em grande astro e natualmente foi daqui que ele tirou o nome para o Instituto de cinema e Festival Sundance!). Joanna Pettet iria fazer o papel de Etta Place, mas teve que recusar por causa de gravidez.

Antes da dupla ir para a Bolívia, eles passaram tempo na Patagônia, numa cidade chamada Cholila , depois no Chile. In 2007, na pesquisa do American Film Institute, ficou em 73 dentre os maiores filmes de todos os tempos. E sétimo dentre os faroestes. Também foram considerados para o filme Warren Beatty, Jack Lemmon e Marlon Bando. Estreia no cinema de Sam Elliott que está casado até hoje com Katharine Ross.

Todas as cenas da Bolívia foram rodadas no México, onde foram todos menos os três astros atacados de diarreia. O salto no rio aconteceu no rancho da Fox, perto de Malibu. Ganhou nove prêmios BAFTAs, um Record.

Durante a filmagem Paul Newman teve um caso com a jornalista inglesa Nancy Bacon, que o fez se separar da esposa Joanne Woodward por uns tempos.

Ao contrário do que diz a lenda, não foram os Swingle Singers que interpretam South American Getaway mas um grupo de Studio de LA chamados The Hon Hicklin Singers. Não se conhece a verdadeira identidade de Etta Place, que é uma mistura de várias fontes.

Embora a dupla tenha sido dada como morta em San Vicente, Bolívia em 7 de novembro de 1908 outros acham que foram eles que falsificaram suas mortes.