Crítica sobre o filme "Filme Noir Francês 2: Bob o Jogador, Sinfonia para um Massacre, Sedução Fatal, Gângsteres de Casaca, O Sétimo Jurado, Brotinho Venenoso":

Rubens Ewald Filho
Filme Noir Francês 2: Bob o Jogador, Sinfonia para um Massacre, Sedução Fatal, Gângsteres de Casaca, O Sétimo Jurado, Brotinho Venenoso Por Rubens Ewald Filho
| Data: 13/05/2019

Gangsters de Casaca***

Primeiro encontro de duas lendas do cinema Francês, o veterano Gabin (1904-76) e do então ainda jovem e belo Alain Delon. Seria apenas uma história a mais de assalto a Cassino, com plano engenhoso e final moralista (como se usava na época, ainda assim curioso) não fosse o fato do filme ter sido rodado em locações na cidade do famoso Festival de Cannes, numa época mais ingênua e talvez mais bonita. Eles são dirigidos pelo experiente Verneuill com diálogos do famoso Michel Audiard (a atriz que faz mulher de Gabin, Vivian Romance, também foi estrela em sua época). A cena do assalto dura 26 minutos e quase sem diálogos, mas sem o impacto do anterior Rififi. Mas vale uma olhada nostálgica. Chegou a ser indicado ao Globo de Ouro de filme estrangeiro.