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Com
Pablito Calvo, Rafael Rivelles, Juan Calvo, Fernando Rey
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91 minutos
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SOM & IMAGEM |
FILME |
EXTRAS & MENUS |
GERAL |
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Áudio
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Legendas
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Vídeo
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Região
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Italiano (DD 2.0)
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Português
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Sinopse
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Emocione-se com a história de Marcelino, um órfão
encontrado na porta de um mosteiro e criado por 12
frades. Certo dia, ele oferece, durante sua refeição,
um pedaço de pão e um pouco de vinho
a uma imagem de madeira de Jesus, que aceita a oferta
e passa a conversar com o menino. É o início
de uma grande amizade.
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Comentários
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Diante de um filme como Marcelino, pão e vinho (Marcelino, pan y vino; 1954), rodado na Espanha
pelo diretor húngaro Ladislao Vajda, cabe
ao observador questionar por que um filme tão
datado e tão sem aparentes atrativos foi capaz
de sobreviver aos anos e interessar uma fatia expressiva
de público em várias gerações.
Não interessa saber se Vajda é um diretor
ruim, se a trama é ingênua e se o atorzinho
infantil é uma pobre estrelinha; a realização
evidentemente tem os ingredientes do cinema comercial
capaz de emocionar o espectador comum e tem algo
mais, este coeficiente de indefinível que
faz com que ainda hoje se assista ao filme sem o
ranço de coisa completamente envelhecida,
como costuma acontecer muitas vezes com obras que
encantaram os críticos em determinada época.
De
fato: Marcelino, pão e vinho é uma
película de propaganda católica, sua
pieguice incomoda qualquer pessoa que jogue sobre
a projeção um mínimo de senso
reflexivo. Mas inegavelmente é bem feito e
cumpre com competência sua função
de divertir seu público informando-o daquilo
que convém, a importância da fé. É claro
que estamos longe de Milagre
em Milão (1950),
do italiano Vittorio De Sica, onde um órfão
enfrentaria as misérias da cidade com sua
garra; o órfão de Vajda é de
outro naipe, sua fantasia é superficial, desprovida
duma sensibilidade mais apurada: mas a platéia
vai com sua cara.
Entre
os interesses do filme, a presença do
grande ator espanhol Fernando Rey (visto em obras-primas
como Elisa, vida minha, 1977, do espanhol Carlos
Saura, e Esse obscuro objeto de desejo, 1977, do
também espanhol Luis Buñuel) como frade
franciscano é de realçar. No mais,
Marcelino, pão e vinho é a única
obra de Vajda que atravessou as décadas, bem
ou mal. (Eron Fagundes)
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Extras
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- Marcelino em Cannes: texto com 3 páginas
relatando como foi o festival em que o filme obteve
uma menção honrosa.
-
Biografias: de Ladisdao Vajda e Pablito Calvo, com
suas filmografias selecionadas.
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Críticas
ao DVD
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A qualidade de imagem e áudio, muito boas,
são os destaques deste DVD. Os extras são
bem fracos, não estando à altura de
outros títulos da distribuidora. O filme pode
interessar a um público convencional, apesar
de, neste caso, ser realmente “antigo”.
Ou seja, antiquado. Mas sua estória ainda
deve emocionar aos mais saudosistas. Principalmente
aos que o assistiram quando crianças. Tente
passar para seus filhos, quem sabe eles te surpreenderão.
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Menus
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| Resenha
publicada em 08/12/2004 |
Por
Eron Fagundes (filme) e Edinho Pasquale
(DVD)
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