Por Viviana Ferreira
| Data: 20/04/2011
Em uma época onde comédias românticas se parecem cada vez mais com seus enredos fracos e seus finais esperados, eis que surge uma luz no fim do túnel através de um longa inteligente, divertido e que anuncia uma nova estrela. O filme em questão é A Mentira protagonizado pela excelente Emma Stone.
O filme conta a história de Olive (Stone) uma garota inteligente que estuda no ensino médio, mas que não é popular e que, após ser colocada na parede pela melhor amiga Rhiannon (Alyson Michalka) que a superestima, mente dizendo que transou pela primeira vez, o que se espalha pelo colégio e faz com que ela se torne alvo da puritana Marianne (Amanda Bynes, em seu ultimo filme já que a garota aposentou-se precocemente). Só que, para piorar a situação, Olive começa a receber propostas de garotos para sair, para mentir que dormiu com eles (já que os garotos em questão tratam-se de gays, gordinhos, enfim, garotos que não são populares ou tem algo a provar), ganhando dinheiro em troca! Ela então se torna praticamente a versão moderna de Hester Prynne, a protagonista do romance A Letra Escarlate e cola um “A†na sua roupa para “mostrar†suas intenções que não são verdadeiras.
Ocorre que, com o tempo, Olive vai percebendo que ajudar os outros não lhe traz nenhuma ajuda e, que suas mentiras estão se tornando uma bola de neve o que pode fazer com que ela perca o seu grande amor, Woodchuck (Penn Badgley, de “Gossip Girlâ€).
O filme já seria muito bom pelo seu roteiro, mas é o elenco quem dá o tom perfeito do filme- de Emma como Olive, aos pais dela, vividos por PatrÃcia Clarkson e Stanley Tucci, até os professores do colégio, vividos por Lisa Kudrow e Thomas Haden Church. E claro, Penn Badgley, excelente como sempre, como o mocinho original da trama.
Enfim, é um filme delicioso de se assistir, muito bem feito, bem dirigido, que deixa uma sensação boa ao final e traz Emma Stone mais radiante e divertida como nunca! Ah, e quem assistir o longa com certeza sairá com uma vontade louca de ouvir “Pocketfull of Sunshine†de Natasha Bedingfield. Viviana Ferreira