Crítica sobre o filme "Amnésia":

Carlos Cauás
Amnésia Por Carlos Cauás
| Data: 18/06/2002

Ame ou odeie. Essa é a questão sobre o filme ´Amnésia´. Não existe meio termo. Primeiramente, porque as pessoas não gostam de quebra-cabeças, elas preferem algo simples e dedutivo ou simplesmente alguém no filme que no final das contas explique tudo que aconteceu. Em ´Amnésia´ é explicado tudo antes, restando a questão de paciência para entender o aconteceu em torno do personagem de Leonard, porém, o problema é que se você acredita na versão dele ou na de outra pessoa. O que vai acontecer após o termino do filme é que surgirão inúmeras perguntas na sua cabeça, porque vai estar fervendo em busca de explicações e no lugar de você ignorar o que viu, veja novamente, sua cabeça vai ferver mais ainda, você encontrará respostas e mais dúvidas sobre a trama. O grande lance de ´Amnésia´ é esse, o filme não se dissipa.

´Amnésia´ é um filme sobre vingança. Um ex-investigador de seguros procura o assassino da sua mulher (não é um filme do Charles Bronson não) o problema é que na hora do ocorrido Leonard foi atacado e a última lembrança que ele tem é justamente da mulher sendo morta. Será que ela morreu mesmo? Com o ataque Leonard sofre uma espécie de, não é amnésia como diz o título, ele sofre uma lesão na cabeça que o impossibilita de aprender coisas novas: ele as esquece em pouco menos de quinze minutos. Porém, ele lembra de tudo antes do acidente. ´Memento´ do título original pode significar lembranças.

Ajudas aparecem ou são pessoas querendo se aproveitar do seu problema e ganhar algo? Até nesse ponto você pode falar que já viu filmes sobre vingança, etc. É, você já deve ter visto, mas nunca viu da forma que é contada em ´Amnésia´, isso mesmo, o filme começa do final. Confuso? É assim que você ficará na primeira vez em que assistir, e isso não é motivo para dizer que o filme é uma droga. Pare, pense um pouco, reflita sobre os fatos e veja novamente para tirar as dúvidas, tudo está na sua frente. Conheço muita gente que chegou pra mim e disse que o filme era ruim, mas normalmente essas pessoas são aquelas que gostam da trama toda mastigada para apenas engolir.

Muitas reviravoltas, mentiras, dúvidas. O personagem principal vivido pelo Guy Pearce (L.A. Cidade Proibida) é bem ingênuo e seguro do que diz e faz. Para ele manter sempre a memória ativa faz tatuagens no seu corpo com anotações sobre a sua busca pelo assassino de sua mulher, além de fotos de lugares e conhecidos. Contamos ainda com a Carie-Anne Moss (Matrix) uma mulher que aparentemente quer ajuda-lo e o ´policial´ Teddy (Joe Pantoliano, de Matrix) que não sai do pé de Leonard.

O filme é um exercício para sua mente. Desde a abertura poética aonde vemos Leonard olhando uma foto que aos poucos vai se apagando, depois temos uma bala voltando pra armar, sangue subindo as paredes...

Cada cena de ´Amnésia´ se inicia com o final da cena seguinte, com isso podemos deduzir o que acontecerá a seguir. É normal se sentir confuso, não vá pensando que você é burro por não entender o filme na primeira vez, é uma coisa normal. Tudo vai clareando a medida que a trama vai acontecendo.

O roteiro é baseado no conto ´Memento Mori´, escrito pelo irmão do diretor, Jonathan Nolan. ´Memento´ é um filme obrigatório para todos os amantes do cinema e para quem quer escapar das grandes produções sem pé nem cabeça dos dias de hoje.