Fazer uma refilmagem é algo difícil, fazer uma refilmagem de um filme considerado clássico então é algo mais difícil. Algumas refilmagens conseguem igualar-se ao filme original, são poucas as que superam, ´Planeta dos Macacos´ de Tim Burton não se encaixa em nenhuma dessas alternativas e sim, na dos filmes que fracassaram.
´Planeta dos Macacos´ de Tim Burton só foi capaz de superar o original nas bilheterias, o que era exatamente o objetivo do estúdio FOX a fazer a re-filmagem do clássico de 1968.
O filme não soube ousar. Tem o toque do Burton no visual, acho que ele sofreu muita pressão do estúdio para não fazer um filme todo com seu toque, mais o visual escuro, sombrio, é a única coisa chamativa no filme, o objetivo do filme que era a diversão é esquecido devido a polêmica do seu final. Ele assassinou aquele final clássico e surpreendente do filme original. Deveriam ter dado mais liberdade para o Tim Burton colocar o seu estilo no filme, sua assinatura. Sem falar que a coisa toda poderia ser pior, estão lembrados que o nome de Arnold Schwarzenegger foi cogitado para estrelar o filme?
De fato, com a versão original, o filme só tem a historia do piloto que cai em um planeta habitado por macacos. É bom também levar em consideração que o filme se trata de uma ficção-científica, isso, para não entrar na discussão de como apareceram cavalos no planeta, todos os macacos falam inglês, é, escutei esse tipo de baboseira. Acreditem, se a refilmagem fosse de uma equipe francesa, todos os macacos estaria falando francês. Então, sendo um filme de ficção-científica nada deve estar no lugar, e essas coisas que não estão no lugar não são motivo de discussão, a única discussão no filme é sobre o final. Nesse caso, é para a explicação da trama, o que não acontece, acontece justamente o contrário e vem milhares de perguntas e teorias na sua cabeça. Se o filme divertisse, ninguém ligaria para o seu final. O filme funciona como um filme de ação, mais não diverte.
A grande atração do filme, além do visual, é o vilão: o general Thade, vivido pelo ator Tim Roth. Ele está ótimo, malvado e impiedoso. Ainda contamos com a participação do grande Charlton Heston, protagonizou o filme original de 1968, ele interpreta o pai do general Thade.
Hollywood adora um triângulo amoroso, e não podia ficar de fora em ´Planeta dos Macacos´. O astronauta, a ´macaca´ boazinha que gosta dos humanos e a linda e sexy humana que ajuda o astronauta perdido a fugir de uma cidade e acompanha ele na sua ´busca´. Os personagens são vividos Por Mark Wahlberg (Mar em Fúria), Helena Bonhan Carter (Clube da Luta) e Estella Warren (Alta Velocidade). Os macacos ganham em todos os quesitos no filme: melhor maquiagem, melhores atuações...
A trilha sonora do filme é boa, nada que fica na lembrança mais se encaixa perfeitamente na ação do filme, feita pelo compositor Danny Elfman, da um tom sombrio. A maquiagem é perfeita, também, tinha que ser devido a tecnologia dos dias de hoje. A direção de Tim Burton é ótima, mais como falei, deveria ter dando mais espaço para ele. O visual da cidade dos macacos é incrível, bem no clima dark do diretor. Já o roteiro do filme deixa a desejar, eles complicaram algo simples e bom.
Como todo filme pipoca, esse não poderia deixar de ter uma frase boba para causar efeito: "nunca mande um macaco fazer trabalho de um humano".