Crítica sobre o filme "Freddie Mercury: The Great Pretender":

Robson Candêo
Freddie Mercury: The Great Pretender Por Robson Candêo
| Data: 27/11/2012

Esse documentário traz várias entrevistas com Freddie Mercury e depoimentos de pessoas que conviveram com ele ou que conhecem bem sua história, e começa falando do lançamento do álbum solo de Freddie, e como foi que ele e o restante da banda conviveram com essa carreira solo paralela dele.

O filme também traz uma curta narração da biografia de Freddie, com fotos e vídeos antigos, e fala do início da banda. Ainda focando em Freddie, são narrados diversos momentos curiosos de sua vida, como quando fez uma apresentação junto com um grupo de balé no Coliseu. Também traz algumas surpresas, como saber que Freddie e Rod Stewart compuseram alguma coisa junto e até gravaram, mas nunca foi lançado e também aconteceu o mesmo com Michael Jackson, sendo que aparece um trecho de uma dessas músicas (nunca lançadas) na voz dos dois.

Ainda falando do álbum solo, o filme traz o vídeo da música “The Great Pretender” que foi uma música que Freddie fez questão de gravar, com mais depoimentos e entrevistas de Freddie, que em determinado momento fala que odeia dar entrevistas. Depois segue comentando como foi que Freddie se associou com a cantora lírica Montserrat Caballe, para gravarem até um álbum juntos, incluindo a famosa “How Can I Go On” que é mostrada em vídeo.

O filme também explora um pouco a homossexualidade de Freddie, incluindo até uma pergunta de Glória Maria para ele no Fantástico na época do Rock in Rio.

É um grande chance de conhecer um pouco mais desse artista que fez tanto sucesso enquanto vivo, mostrando toda a sua personalidade em conversas francas, em que ele revela um pouco mais de si, tirando aquela máscara de líder da banda Queen.