Editorial - 20ª Edição - 20 de Novembro de 2001.

Atualizado conforme o bom humor do Editor-chefe

Afinal, qual é o valor de um DVD?

Esta não é uma pergunta tão fácil de responder como parece, levando em conta a disseminação de revistas com DVDs entre R$ 14,90 a R$ 19,90. Relato um, entre tantos casos, de pessoas que pagaram uma "nota" por um DVD e depois encontraram o mesmo sendo vendido nas bancas por quinze pila. O DVD a qual me refiro é o show do QUEEN: "You Will Rock You". Um amigo pagou por volta de 80 reais. Ele queria comprar outro DVD da banda e indiquei uma revista que tinha um show por merrecas. Então, a decepção: era o mesmo DVD!

Esta semana, encontrei nas bancas daqui de Porto Alegre mais uma revista nos moldes das demais: publicação impressa e de "brinde" um DVD. Mas esta tinha um detalhe. A mesma revista, com a mesma capa e tudo mais, porém com diversas opções em títulos em DVD, concluindo, que pouco importa a "revistinha" encartada, o "negócio" é vender o disco nas bancas. Qual é a razão? Coloque num liqüidificador os artigos 5º, inciso IX ("é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença") e o art. 150, inciso III, alínea "d" ("é vedado à União, aos Estados, DF e Municípios cobrar tributos de livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão") ambos da Constituição Federal e descobrirá o sabor amargo da imunidade fiscal.

Qual a receita então? Consiga os direitos autorais de um filme (licença, geralmente) pertencente ao "cast" de uma distribuidora pequena e imprima uma revista com propaganda e alguns releases, no máximo, 4 páginas, e pronto! Ah, importante, na capa da revista coloque a intenção "DVD de brinde", senão a fiscalização descobrirá que você quer vender é o filme, e não o periódico. Também não esqueça que um jornalista deverá ser o responsável (bem que, segundo uma decisão judicial - provisória, eu sei - para ser jornalista não precisa de diploma). A cópia do DVD custa por volta de 1 dólar, já com rótulo. Tem ainda o "dim-dim" da DINAP ou CHINAGLIA (o monopólio da distribuição de revistas) e o resto é um abraço! E porque os DVDs de lojas custam em média 40 reais? Ah, isto é conversa para boi dormir...

Por Marcelo Hugo da Rocha

Editoriais anteriores

A Widescreen Vs. Fullscreens Não seria mais apropriado discutirmos este assunto neste momento de "boom" do DVD no Brasil. Como qualquer brasileiro, conhecia apenas a opção FULLSCREEN, devido aos filmes na TV e no vídeo. Com a popularização das televisões de 29', uma "imagem maior", seria contra-senso assistir a produções ocupando 2/3 da tela. Entretanto, com o advento do DVD, o maior parceiro possível do CINEMA, no sentido de carregar fielmente suas impressões, surgiram as tais "faixas pretas" no monitor. Para quem não estava acostumado, penso que quase todos, foi um golpe mortal ao horizonte proporcionado pelas TV's de 29 polegadas.

As Distribuidoras Independentes de DVD - Parte II Desde o editorial anterior, recebemos manifestações de apoio, alguns desabafos e uma crítica. Não, não temos nada contra a distribuidora EUROPA FILMES, viu? Mas qualquer que seja a empresa que esteja no mercado deve, pelo menos, respeitar os consumidores. Sim, há outras distribuidoras "bem" independentes (nos piores dos sentidos). Segue-se que em setembro será lançado pela mesma EUROPA o sucesso "Traffic" numa edição especial com 2 discos.

As Distribuidoras Independentes de DVD - Parte I Não, não é coincidência nas resenhas da DVD MAGAZINE nem exclusividade encontrar que determinada distribuidora não apresentou o filme em DVD com áudio ou imagem dignos do sistema. E o que é digno? É apresentar o vídeo no formato Widescreen e o áudio em Dolby Digital 5.1, como nossos "brothers" da América recebem. Sim, também sabemos que aquelas "faixas pretas" do Widescreen desagrada à muita gente, não sei se a maioria. Mas acredito que seja falta de informação, só isto, ou você prefere assistir aos Três Mosqueteiros apenas com Aramis e Athos na tela em uma cena de combate conjunta? E a bronca é constante.

Será que os Extras Valem a Pena ? É notório que com o advento do DVD ficamos mais próximos da realização do próprio filme. Em outras palavras, a disponibilidade das entrevistas e de um Making-Of e outros "featurettes" nos indicam como foi feito o filme, revelando segredos antes apenas revelados em especiais para a TV. Não há uma viva-alma que goste de cinema que não fique intrigada com as técnicas empregadas nas produções, principalmente, nesta Era Digital. Veja, por exemplo, PEARL HARBOR. Até onde os aviões eram verdadeiros? Poisé, estas e outras dúvidas que poderão ser resolvidas no seu futuro lançamento em DVD.

A Enxurrada de Filmes de Guerra em DVD Com toda a expectativa do lançamento de PEARL HARBOR nos cinemas, as distribuidoras aproveitaram a oportunidade para lançarem no mercado DVDs de filmes de guerra. Sim, eu sei que Ben Affleck e Cia Ltda não estão em um filme de guerra, mas num romance bobão "sessão da tarde". Você quer assistir ao ataque à Pearl Harbor? Então assista à TORA! TORA! TORA!, filme rodado lá em 1970, sem os muitos efeitos digitais de PEARL HARBOR. Neste mesmo pacote, PATTON - REBELDE OU HERÓI?, sobre a atuação do general, título do filme, na Segunda Guerra Mundial.

A Febre dos DVDs Duplos Tudo começou com o lançamento de O GLADIADOR e seu ótimo retorno para a distribuidora responsável (mais de 60 mil cópias vendidas). Depois vieram tantos outros que já desconheço a lista completa de DVDs duplos. Mas a pergunta que não quer se calar é: será que todos títulos lançados precisavam realmente sair em discos duplos? Ou este formato, que agradou tanto os consumidores, é apenas um artifício para aumentar o preço do DVD?

Depois de Três Meses Bem, não poderíamos deixar de fazer, após 3 meses no ar e 5 mil acessos de visitantes únicos, um balancete do mundo do DVD e da DVDMAGAZINE. Na verdade, já estamos neste mundo há mais de um ano, contando desde o interesse de adquirir um aparelho até a sua efetiva compra, incluindo tudo o que uma pesquisa requer quando surge um produto ou tecnologia nova como é o DVD. E, diga-se de passagem, foi "amor à primeira vista". Muitas coisas aconteceram de bom, como o lançamento de O GLADIADOR numa edição histórica, até hoje campeã de vendas, abrindo às portas para os "box set com 2 discos". .

DVDs Singles. Será que vai "pegar" esta onda? Os Estados Unidos já estão quase "dominados" por esta opção de DVD, que se resume à versão em vídeo digital dos CDs singles tão comuns naquele mercado. Como "nós" (não perguntaram para mim) não gostamos deste negócio de "cdzinho" com 4 faixas, as distribuidoras nacionais preferiram enterrar esta idéia de vez agora. Digo isso, por que há algum tempo não encontro mais singles musicais, desde o lançamento da música "sozinho", interpretada por Caetano Veloso. Agora é a vez dos DVDs singles! Vamos comentar um dos títulos que começaram esta história.

QUAL É O LIMITE DA TOLERÂNCIA?Com esta frase, provocamos nossos internautas a se questionarem sobre o "limite do limite", pois tolerar já é postergar algum limite. A COLUMBIA TRISTAR HOME VIDEO - CTHV, detentora da distribuição do filme TOLERÂNCIA, juntamente, com a DVDMAGAZINE, promoveram nesta revista, durante quase 3 semanas, este evento, cujo resultado está sendo publicado nestes dias. As três melhores respostas ganharão um DVD do filme TOLERÂNCIA, além de um POSTER oficial. Outras sete respostas, ganharão o POSTER.

Do BRASIL para PORTUGAL num click Pois é, conforme o título acima, agora estamos a um simples click de Portugal, em outras palavras, da REGIÃO 2 (Grande Europa). A importância da parceria DVDMAGAZINE e DVDMANIA é infinita. Primeiro, porque ainda não conhecemos a extensão da globalização em termos de mercado em DVD. Segundo, porque muito nos interessam os lançamentos europeus, pois já demonstraram independência e diversidade com os da Região 1. Mesmo com as diferenças lingüisticas, na forma "falada" e "escrita", desperta curiosidade óbvia os títulos europeus legendados/dublados em português.

A conquista das caixas de O Gladiador Quem não sabe que a WEB é uma rede mundial? Quem não sabe que milhares de informações transitam nela por segundo? Qual é a distância entre dois computadores? A INTERNET aproximou-nos como bebês ligados a suas mães pelo cordão umbilical. Qualquer insinuação figurativa pode ser aceita para expressarmos a corrente que se tornou depois da existência da INTERNET. Amém!

A importação de DVD. Vale a pena? (parte II) - Ontem, sai para comprar um aparelho de DVD com um amigo, que pediu ajuda para escolher algum modelo nacional disponível para todas as regiões. Em todas as lojas pesquisadas, os vendedores ofereceram o "destravamento" do aparelho, ou por controle remoto ou pela própria autorizada, neste caso, mediante o pagamento deste serviço. Não é outra conclusão, senão que os fabricantes de DVD players estão interessados em reproduzir títulos de outras regiões...

A importação de DVD. Vale a pena? (parte I) - Para dirimir a questão levantada, deve-se levar em conta diversas premissas. Como está o mercado nacional em relação à qualidade do produto? E quanto à diversidade de títulos? A partir deste panorama, poderemos chegar à conclusão se realmente vale pagarmos a cotação de 2 por 1 (real x dólar), além do custo de transporte e do imposto de importação (60%).

DVDs a R$ 14,90: você decide! - Você lembra de quando começou a mania de "brindes" em revistas? Bem, eu não me recordo, mas sei muito bem o que é oferecido atualmente. Na sua banca preferida, verifique se não tem CDs de música, de softwares, fitas em VHS entre outros "mimos", desde raspador de parafina até suporte para óculos. Tenho quase certeza que ninguém se importa com isto, muito pelo contrário. E o motivo é muito simples do porquê desta prática mercantil: concorrência.

Special Edition- Muito tem me intrigado essa prática de propaganda que se tem utilizado as distribuidoras de DVD, seja na terra Tupiniquim, seja nos States. É essa mania, que, particularmente, detesto, de enfeitar as capas de DVD com "Edição do Colecionador" ou "Edição Especial" ou "Versão do Diretor" ou "Versão sem Cortes" ou ainda "Edição Limitada"... E a razão é muito simples: enquanto compro a primeira versão do BAD BOYS, seis meses depois ocorre o lançamento de uma nova edição, com extras e tudo mais que tem direito um dvdmaníaco como eu.

A força do abaixo-assinado - Pois é, pessoal, muitas coisas aconteceram e outras deixaram de acontecer entre o "primeiro" e este editorial. Enquanto os aparelhos de DVDs baixam de valor (já existem a R$ 499,00), o valor dos filmes aumenta e quase estaciona nos R$ 50,00... Além disso, algumas distribuidoras já começaram a praticar a política do "rental" (ou seja, lançam, primeiramente, para alugar, e, depois para vender). Se você não sabe a quem recorrer, lembre daquelas antigas práticas escolares, no tempo em que a turma não gostava do professor de matemática fazia um "abaixo-assinado" para substituí-lo.

Primeira Edição (14.02.01) - O cinema, a cada década, transforma-se, adotando novas tecnologias e dando maior realidade à imaginação das pessoas. Iniciou-se uma nova geração: a do DVD. O que era futuro já está se tornando presente há algum tempo em nossas casas, nas lojas, enfim, em nossas vidas. Fita de VHS? É o próximo artigo do almoxarifado de sua garagem, ao lado daqueles LPs de vinil, daqueles cartuchos de ATARI e dos disquetes de 5 1/4.... .