RESENHA CRTICA: Astrgalo (LAstragale)

Mas a diretora no tem flego para sustentar o que poderia ser um retrato de poca

30/03/2016 13:54 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Astrágalo (L´Astragale)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Astrágalo (L´Astragale)

França,15. 96 min. Direção de Brigitte Sky. Preto e Branco. Roteiro de Serge LePeron baseado em livro de Albertine Sarrazin. Com Leila Bekhti, Reda Kateb, Esther Garrel, India Hair, Jocelyne Desverchére, Jean-Charles Dumay. Brigitte Sy faz também o papel de Rita, o filho Louis Garrell é um fotografo e a filha dela Esther Garrel faz o papel de Marie.

Ainda me lembro bem da primeira versão chamado O Astrágalo versão de 1968, dirigida por Guy Casaril, e que foi um grande sucesso na França servindo para lançar como estrela a ruiva e sardenta argelina Marlène Jobert que durante alguns anos foi estrela (por exemplo em O Passageiro da Chuva com Charles Bronson) e hoje é mais lembrada como a mãe da interessante Eva Green. No filme estava junto do astro alemão Horst Buccholz e a felliniana Magali Noel. Marlène se aposentou no fim dos anos 80, trabalhando apenas com áudio books e livros para crianças sobre música clássica. Este Astrágalo foi um enorme sucesso como livro em 1965 da jovem argelina Albertine (que morreria com apenas 29 anos) e por extensão para Marlène). O diretor Casaril porém só fez filmes ruins dali em diante, inclusive uma pavorosa biografia de Piaf. O título estranho se refere a um osso do pé que a heroína quebra quando foge da prisão.

Mas era preciso refazê-lo agora que foi completamente esquecido? Ainda mais pela mulher do diretor Philippe Garrel, famoso por sua incompetência assustadora (alias é um mal de família, o pai é péssimo diretor, o filho ator Louis vai no mesmo caminho, curiosamente ele se revelou no filme Os Sonhadores justamente com a filha de Marlène, ou seja Eva ) e agora a mãe - que fez curtas e um outro longa - é igualmente sem talento). A história envelheceu mal e o elenco é extremamente fraco. O tempo a deixou ser uma história a la Bonnie e Clyde, em que Bonnie é mais importante como disseram os americanos como ladra, que passa a ser prostituta, bissexual, quase uma Jean Genet feminina. Curiosamente aqui também os dois atores centrais Leila e Reda também são argelinos e vieram do filme O Profeta. Fugindo do que poderia ser um drama romântico, tem um tom mais trágico e noir, por vezes antiquado (como o uso de back projection). Mas a diretora não tem fôlego para sustentar o que poderia ser um retrato de época, poderoso drama policial e trágica história de amor.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro