RESENHA CRTICA: O Parque (Le Parque)

Trata-se de um filme muito especial, peculiar, diferente de tudo

02/05/2018 17:26 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Parque (Le Parque)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Parque (Le Parque)

França, 2017. 1h11 minutos. Direção de Daminen Manuel. Com Naomie Vogt-Roby, Maxime Badellerie, Soberé Sessouana.

Trata-se de um filme muito especial, peculiar, diferente de tudo e que com um pouco de paciência poderia ter sido feito por um brasileiro estudante de cinema. Muito simples, quase primário, consegue porém ter um charme, dividido em dois atos, a descoberta do amor e depois a desilusão. Até a dupla de jovens atores, muito amadores, consegue ter um certo encanto. Ou seja, um filme diferente, que pode agradar alguns e ser desprezado por outros. Sua simplicidade pode ser irritante, mas para mim este exercício minimalista teve certo charme.

Passa-se num parque francês, embora tenha me lembrado o parque britânico de Blow Up. Durante o verão, dois adolescentes se encontram num parque como seu primeiro encontro. Aos poucos os dois vão se conhecendo melhor e até se apaixonando. Mas conforme vai chegando a tarde, começa o momento deles se separarem. e a noite poderá ser longa...

Nessa segunda parte, chega a melancolia, que de certa maneira é aflitiva para o espectador. Mesmo com a ajuda onipresente de celular! Mas o filme noturno se torna sombrio e até mesmo bizarro, numa caminhada para trás! E um encontro de um empregado com a mademoiselle! Que torna o filme ainda mais esquisito... Ao menos é original...

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro