Sinopse:
ROMA, CIDADE ABERTA (Roma città aperta, 1945, 103 min.)
De Roberto Rossellini. Com Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero.
Durante a ocupação nazista em Roma, comunistas e católicos se unem na resistência. Os alemães perseguem um dos líderes, Giorgio, que conta com a ajuda de amigos e de um padre. Com roteiro coescrito por Federico Fellini, este pungente drama filmado no calor do conflito e nas ruas da Roma ocupada se tornou uma referência obrigatória para os novos cinemas. Grande Prêmio no Festival de Cannes.
PAISÀ (Idem, 1946, 126 min.)
De Roberto Rossellini. Com Carmela Sazio, Joseph Garland Moore Jr.
Paisà traz seis episódios que mostram a luta das tropas aliadas para libertar diferentes regiões da Itália do jugo nazista, entre 1943 e 1944. São histórias de amor, amizade e lealdade, que focalizam o relacionamento do povo italiano com os soldados estrangeiros. Federico Fellini participa do roteiro enquanto Giulietta Masina faz sua estreia no cinema. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro.
ALEMANHA, ANO ZERO (Germania anno zero, 1948, 73 min.)
De Roberto Rossellini. Com Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze.
Na cidade de Berlim em ruínas, logo após o fim da Segunda Guerra, Edmund, um garoto muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente e os irmãos mais novos. Um dia, ao encontrar seu ex-professor, comenta da situação do pai e entende ter recebido um conselho para matá-lo. Atenção para um dos finais mais impactantes do cinema. Grande Prêmio no Festival de Cinema de Locarno.
Título-Original:
Roma citta aperta, Paisa, Germania anno zero
Direção:
Roberto Rossellini
Elenco:
Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero, Carmela Sazio, Joseph Garland Moore Jr, Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze
Comentários-do-DVD-Magazine: Ocultar comentários
Continuar Lendo