Fênix (Phoenix)

A história poderia ser clichê mas é contada com delicadeza e mão firme

08/07/2015 11:14 Por Rubens Ewald Filho
Fênix (Phoenix)

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Fênix (Phoenix)

Alemanha, 14. 98min. Direção de Christian Petzold. Com Nina Hoss, Ronald Zehrfeld , Nina Kunzendorf, Michael Maertens, Imogen Kogge, Kirsten Block.

Tenho reclamado muito dos filmes europeus que tem sido importados para o Brasil, quase todos medianos e francamente dispensáveis. Esta é uma feliz exceção, um longa alemão feito pela mesma dupla que realizou Barbara (2002), que chegou a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro, Christian Petzold e a versátil Nina Hoss (que também esteve no americano O Homem mais Procurado e em A Massai Branca).

A história poderia ser clichê mas é contada com delicadeza e mão firme. Uma judia que foi famosa cantora, Nelly Lenz, consegue sobreviver ao campo de concentração mas seu rosto está deformado por aparentes queimaduras. Uma amiga lésbica fiel e apaixonada tenta cuidar dela, levando-a para um médico especialista. Acontece que Nelly herdou uma fortuna e agora poderá se recuperar. O problema é que deseja ficar o mais parecida possível com o que era e reluta em se mudar para a Palestina (onde depois existiria Israel) na esperança de encontrar o ex-marido Johnny. Até o dia que o descobre como garçom de um cabaré bem alemão (e que lembra também o filme homônimo).

Quando este a vê, vem o plano diabólico. Fazer ela se passar pela falecida Nelly (ele acha) e assim ficariam com a fortuna dela. Isso e mais a surpresa da falta de caráter de Johnny. Todo o filme utiliza apenas um tema musical, por vezes muito discreto executado ao piano, as vezes também cantado, mas sempre eficiente . A canção é a bela e célebre Speak Low, que certamente não por coincidência foi composta pelo alemão e brechtiano Kurt Weill.

Fênix foi premiado em San Sebastian (Crítica), Festival do Estoril (Especial do Júri), German Film Awards (Coadjuvante Nina Kuzendorff, que faz a amiga), Hong Kong (Menção Especial), Seattle (Atriz). O público alvo vale a pena assistir.

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Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

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