RESENHA CRTICA: Straight Outta Compton - A Histria do N.W.A (Straight Outta Compton)
Realista, o filme porm basicamente para os que admiram o gnero Rapper, esse estilo de cultura
Straight Outta Compton - A História do N.W.A. (Straight Outta Compton)
EUA, 15. 147 min. Direção de F.Gary Gray. Com O´Shea Jackson Jr, Corey Hawkins, Jason Mitchell, Neil Brown Jr, Aldis Hodge, Marlon Yates Jr, Paul Giamatti, Alexandra Shipp.
Em geral os filmes sobre blacks vão muito mal nos cinemas brasileiros (mesmo na época dos VHS já eram assim), saindo em geral direto nas locadoras. Este aqui parece uma exceção porque com um orçamento de 28 milhões de dólares conseguiu amealhar mais de 160 milhões pelo fato de ser musical e o público negro norte-americana é também o que frequenta mais as salas de cinema. A direção é do já veterano negro F. Gary Gray que descobri em Berlim com o ação Até as Últimas Consequências (Set it Off, 96). Depois fez muita coisa: A Negociação, O Vingador, Uma Saída de Mestre, Código de Conduta e acabou de ser contratado para realizar o Velozes e Furiosos 8!
Antes de tudo o filme interessa aos que curtem e seguem toda a cultura Hip Hop, em especial contando a história do grupo N.W.A., que saiu das ruas de Compton , Califórnia, em meados dos anos 1980 para revolucionar o gênero. Sempre atentos a longa metragem que chega os 147 minutos(sendo que a montagem original chegava a 3 horas e 30 minutos). Em 1987, cinco rapazes revolucionaram o gênero usando ideias por vezes brutalmente honestas mas sempre com rima, apesar de viverem num bairro muito pobre e perigoso.E assim revelaram como era realmente a vida no chamados Hoods.
O elenco é interessante, com O´Shea interpretando seu próprio pai, Ice Cube. Esse mesmo que faz boa carreira não apenas como ator,diretor e produtor. Outro que era a turma é Dr. Dre, cantor, compositor, diretor de clips e produtor. E mais um polêmico,Eazy E (1963-95), que faleceu de Aids. Além de que Straight Outta Compton é o nome de LP mais controverso (o grupo lançou mais dois discos antes de se dissolver em meados dos anos 90). Paul Giamatti talvez o mais conhecido do elenco, ao menos como ator, faz Jerry Heller, o empresário apelidado de The Godfather of Gangsta Rap.
Conclusão: realista, o filme porém é basicamente para os que admiram o gênero Rapper, esse estilo de cultura.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.