RESENHA CRTICA: Malala (He Named Me Malala)

um documentrio muito bem feito. No tenham preconceito contra o gnero, no cansativo, ao contrrio, emociona e ensina

19/11/2015 10:44 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Malala (He Named Me Malala)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Malala (He Named Me Malala)

EUA, 15. 88 min. Documentário. Direção e produção de Davis Guggenheim.

É muito louvável que estejam distribuindo este documentário, gênero que obviamente não estoura bilheterias. Mas eu confesso que cada vez aprecio mais o gênero e a evolução que eles estão sofrendo (a culpa antes eram as regras quadradas da Academia do Oscar que rejeitava inovação narrativas!). E o diretor Davis, que é casado com a atriz Elizabeth Shue (o sobrenome sim indica que ele é da milionária família que criou o museu homônimo) já ganhou um Oscar por Uma Verdade Inconveniente (06), fez ainda Waiting for Superman (10) e A Todo Volume (08).

Desta vez ele conta a vida de uma grande figura, paquistanesa Malala Yousafzai, que teve a coragem de enfrentar os fanáticos religiosos do Taliban, que proíbem as mulheres de frequentarem as escolas ou estudarem, destruindo com bombas as salas de aula e reduzindo a presença delas a quase escravas (além de terem que viver cobertas de panos e lenços). Filha de um homem politizado, ela sofreu um atentado a bala que quase lhe tirou a vida, deixando também sequelas (um boca torta por exemplo), mas que não perturbaram nem suas ideias, nem sua luta para terem sua identidade e liberdade de pensamento. Os recentes ataques a Paris deixam ainda mais claro a estupidez de qualquer fanatismo religioso. Malala registrou tudo isso num livro de sucesso (ainda que curiosamente ela indique no filme como seu livro favorito a obra mais famosa do nosso brasileiro Paulo Coelho, O Alquimista).

A sacada do diretor é mostrar através de cenas de animação, aliás bonitas e sugestivas, a origem do nome Malala como uma figura lendária - uma mulher! - que comandou a resistência durante uma guerra do passado. É o que esta jovem faz hoje, viajando pelo mundo tentando combater a estupidez masculina, fazendo discurso nas Nações Unidas e eventualmente ganhando o Premio Nobel da Paz.

É um documentário muito bem feito que relata os fatos, penetra na vida familiar da heroína e nos dá uma lição importante e oportuna. Não tenham preconceito contra o gênero, não é cansativo, ao contrário, emociona e ensina.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro