Evereste (Everest)

Aventura classe A da Universal, no melhor estilo ?filme-catástrofe?, com pano de fundo real que chocou o mundo em maio de 1996

30/06/2016 14:36 Por Felipe Brida
Evereste (Everest)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Evereste (Everest)

EUA/Inglaterra/Islândia, 2015, 121 min. Aventura. Dirigido por Baltasar Kormákur. Distribuição: Universal

Sinopse: Uma severa avalanche no Monte Evereste aprisiona um grupo de alpinistas no alto da montanha. Sem suprimentos, eles tentam sobreviver às baixíssimas temperaturas enquanto aguardam o resgate.

Aventura classe A da Universal, no melhor estilo “filme-catástrofe”, com pano de fundo real que chocou o mundo em maio de 1996, inclusive anunciada como a maior tragédia ocorrida no Evereste, a montanha mais alta da Terra, na cordilheira do Himalaia, em Kathmandu (Nepal). Durante uma escala aparentemente tranquila, um grupo de alpinistas de várias nacionalidades ficou encurralado após uma avalanche tenebrosa. Os que não morreram no exato momento da queda da neve ficaram submetidos a temperaturas de -50º, ventos de 130 km/h e a uma altitude de 8 mil metros acima do nível do mar. O desastre culminou com a morte de oito pessoas (metade da equipe) - corpos de alguns até hoje não foram encontrados.

Frente ao triste caso real, o produtor e diretor islandês Baltasar Kormákur, de fitas como “Contrabando” (2012) e “Dose dupla” (2013), arriscou a pele com a equipe no ambiente onde tudo aconteceu. Dramatizou a história com realismo assustador e impressionante ao filmar a 4,5 mil metros, na base do Evereste (e outras cenas em Val Senales, na fronteira da Itália com a Áustria), ponto de difícil, já que para chegar à montanha o trecho é íngreme, com solo irregular, bem danificado. Nos dois making of presentes no DVD do filme o elenco narra os desafios: dificuldade para respirar, pelo ar rarefeito, enjoos, frio intenso, alerta de avalanches corriqueiras, acompanhamento médico etc. No processo de gravação fizeram 200 viagens de helicópteros para subir e descer a equipe. E por isso “Evereste” custou caro, U$ 55 milhões (e arrecadou apenas U$ 45 mi).

Baseado no livro “No ar rarefeito”, de Jon Krakauer, um dos alpinistas da história, o filme faz justiça aos fatos, com pinceladas dramáticas e pessoais, aventura e ação em equilíbrio, efeitos visuais deslumbrantes, inserção de materiais reais, como fotos e reportagens tanto dos mortos quanto dos sobreviventes. Como cinema dá certo, atinge o público com precisão e vira um estudo de caso interessante para dimensionar a grandeza das façanhas humanas e suas consequências.

No elenco, nomes de peso da atualidade, como Jake Gyllenhaal, Josh Brolin, Keira Knightley, John Hawkes, Sam Worthington, Jason Clarke, Robin Wright e Emily Watson, garantem a sessão. Confira!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro