RESENHA CRTICA: Much Loved (idem)

Este um drama ousado porque se atreve a mexer com assuntos tabus nos pases mulumanos apesar de justamente o Marrocos ser o mais aberto e acessvel

08/11/2016 21:45 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Much Loved (idem)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Much Loved (idem)

Marrocos, França, 2016. 104 min. Direção de Nabil Ayouch. Elenco Loubna Abidar, Asmaa Lazrak, Halima Karaouane.

Indicada ao César de melhor atriz (Loubna Abidar) e premiado com o Lumière (melhor filme falado em Francês mas feito no exterior). Este é um drama ousado porque se atreve a mexer com assuntos tabus nos países mulçumanos apesar de justamente o Marrocos ser o mais aberto e acessível. Isso não impediu que tenha havido diversos problemas. Em novembro de 2015, a atriz central Loubna Abidar foi violentamente atacada na frente de um clube em Casablanca por causa de sua participação no filme. Ela colocou um vídeo online contando depois o ataque e a luta que teve com as autoridades. Depois chegou a ser ameaçada de morte pelo tweeter e processada por causa de uma cena de nudez. O diretor Nail Ayouch (nascido em Paris mas radicado no Marrocos) entrevista centenas de prostitutas enquanto preparava o roteiro. Apesar de tudo isso o filme foi proibido no Marrocos por ofender os valores morais das mulheres marroquinas e por flagrante violação da Imagem do Reino!

O filme porém foi muito bem recebido em Cannes, embora não seja a primeira vista tão ousado (há uma cena de sexo explicita meia no escuro), já que não contesta nem propõe nenhum valor ou mudança. O diretor é conhecido mais como produtor (As Ruas de Casablanca, de 2000, Nós ou Nada em Paris teriam passado aqui).

Basicamente registra um retrato de quatro prostitutas, umas mais bonitas, outras menos, mas dentro dos padrões gerais do lugar se comportando como se podia esperar. Uma tem namorado, há um senhor que ajuda a cuidar delas (não se define como gay, como seria provável). Se vestem para irem a festas e boates, as vezes são bem tratadas, as vezes nem um pouco. É uma vida miserável, mas na verdade não revela nada que seja tão diferente da profissão em qualquer lugar do mundo (será a França uma exceção?). Há apenas pequenos apontamentos, situações constrangedoras, ocasional violência. Quase nada de nudez. Curiosamente a fotografia foi realizada por uma mulher, Virginie Surdej.

Noha (Abidar) é a controladora do seu círculo de prostitutas: Soukaina, Randa e o motorista protetor Said (Abdellah Didane) passam uma noite numa mansão alugada por Saudi. É lá que um certo Ahmed se interessa por Soukaina que não consegue ter ereção e em vez disso lê poesia. Noha se veste mais formal quando visita a mãe que cuida do filho menor com o dinheiro que ela lhe entrega. Naturalmente fica claro a hipocrisia, a pressão dos policiais, mas na verdade é um estilo de vida numa forma de prisão que não é tão diferente e lamentável quanto no resto do mundo.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro