RESENHA CRTICA: Personal Shopper (Idem)

Nunca pensei que um dia fosse escrever uma crtica elogiando intensamente a interpretao de Kristen Stewart

13/03/2017 23:00 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Personal Shopper (Idem)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Personal Shopper (Idem)

França, 16. 1h 45min. Direção de Olivier Assayas. Com Kristen Stewart, Lars Eidinger, Sigrid Boaziz, Anders Lie, Ty Olwin. Roteiro de Assayas

Nunca pensei que um dia fosse escrever uma crítica elogiando intensamente a interpretação de Kristen Stewart, que malhei com frequência durante toda a série Crepúsculo. No entanto, para total surpresa e mantendo seu tipo misterioso e sombrio ela esta ótima neste novo filme chamado Personal Shopper. É verdade que também havia se saído igualmente bem num filme anterior do mesmo diretor, Olivier Assayas, Acima das Nuvens, 14, pelo qual foi a primeira norte-americana a ser premiada (não pela carreira) com o premio César, o Oscar francês.

Parece que este projeto surgiu às pressas quando um outro filme foi cancelado e o diretor resolveu inventar esta história e chamou Kristen. A pressa deu certo tanto que o filme causou polêmica, tendo sido vaiado em Cannes num primeiro momento mas depois ganhou o prêmio de melhor diretor. Por sinal, muito justo, este veterano nunca esteve tanto em domínio da linguagem cinematográfica, partindo para uma narrativa original, um roteiro criativo e principalmente uma trama inquieta e surpreendente que mistura diversas temáticas.A mais obvia é justamente o título do filme, ao menos nunca tinha visto um filme onde a heroína é uma assistente de uma modelo famosa e chata que trabalha como assistente, ou seja, ela vai buscar as roupas que a própria irá usar em fotos e desfiles participando também da escolha do figurino (mas não pode usá-lo porque a modelo esta longe de ser simpática ou amiga). Apesar disso, essa seria a trama secundaria já que a mais importante é sobre o fato de que a moça, Maureen Cartwright (Kristen), é uma médium e ainda esta abalada pela morte de seu irmão que também tinha esse poder ou característica. Tanto que esta ajudando uma amiga a expulsar um espírito que esta numa casa antiga que pensa em alugar. Essa capacidade para ela ainda inquietante e incerta acaba sendo na verdade a trama mais importante do filme, que vai se complicando, mas sempre mantendo a atenção (claro. é um filme francês e portanto mais lento e denso que o similar americano).

O fato é que Kristen mesmo conservando seu aspecto desligado e amuado, também se despe com naturalidade. Gosto especialmente do final do filme que não vou revelar. De qualquer forma interessa especialmente os que seguem o espiritismo.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro