RESENHA CRTICA: Fragmentado (Split)

Custou a acontecer, mas finalmente Shyamalan est dando a volta por cima com este novo suspense que faz sucesso l fora e deve funcionar tambm aqui

22/03/2017 00:39 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Fragmentado (Split)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Fragmentado Cartaz Pôster

Fragmentado (Split)

EUA, 2016. 1h57. Direção e roteiro de M. Night Shyamalan. Com James McAvoy, Anya Taylor Joy, Haley Lu Richardson, Betty Buckley, Jessica Sula, Izzie Coffey, Brad William Henke.

Custou a acontecer, mas finalmente Shyamalan está dando a volta por cima com este novo suspense que faz sucesso lá fora e deve funcionar também aqui. Vocês se lembram do êxito que teve, chegando a ser indicado ao Oscar, com O Sexto Sentido, 99. Tanto que isso lhe subiu a cabeça, seguindo-se filmes do gênero que foram se tornando progressivamente ruins. Teve o interessante Corpo Fechado, 2000 - que tem referencia aqui -, o absurdo Sinais, 02, o irregular A Vila, 04, o absurdo A Dama na Água, 06, e os desastrosos Fim dos Tempos, O Mestre do Ar, 10, e o fraco Depois da Terra, 13. Dali em diante, só fez produções menores (A Visita, 15, Demônio, 10, aquele do elevador que era muito Classe B).

Parece que ele baixou ao menos parte de seu ego (embora continue a fazer uma ponta como ator), e conseguiu um thriller de suspense, muito ajudado pela escolha do ator britânico McAvoy (já tinha visto um trabalho semelhante dele num filme inédito aqui chamado Filth). Ele é muito bom como demonstrou nos X Men, O Procurado, A Última Estação e meu favorito Desejo e Reparação. E tem um papel digno de dar show. Num personagem que se divide ao menos em diversos outros fazendo então Dennis / Patricia / Hedwig/ THe Beast/ Kevin Wendell Crumb / Barry / Orwell / Jade.

Em filmes como este não é bom entrar muito em detalhes ou revelar um final curioso e que apenas os fãs saberão saborear direito. São três garotas muito jovens, que têm a infelicidade de serem sequestradas por um homem que vive numa lugar completamente escondido e que as sequestra deixando-as prisioneiras. O grande problema é que ele foi diagnosticado com 23 diferentes personalidades, e agora está prestes a surgir mais uma, a vigésima quarta! Como será possível fazer isso? Esta é a graça do jogo que custou 9 milhões de dólares e passou de 134 milhões de renda (o diretor veio ao Brasil promover o filme). Fãs do gênero: vale a pena assistir.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro