RESENHA CRTICA: Na Vertical (Rester Vertical)

Embora celebrado como fbula humanista, no me convence nem interessa. Quem quiser se arriscar...

22/06/2017 11:50 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Na Vertical (Rester Vertical)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Na Vertical (Rester Vertical)

França,16. 1h38 min. Direção de Alain Guiraudie. Com  Damien Bonnard, India Hair, Raphaël Thiéry, Christian Bouillette, Basile Meilleurat, Laure Calamy, Sébastien Novac.

Este é o mais recente filme do diretor Alain Guiraudie, que provocou polêmicas e premiações com o filme anterior, premiado em Cannes e celebrado no circuito LGB: Um Estranho no Lago, 13,que era basicamente um filme gay explícito passado no verão num lago no interior da França onde um assassinato vinha modificar a rotina do sexo.Quando o herói fica obcecado em ficar com o criminoso mesmo correndo risco de vida.

Este aqui é visualmente bem menos interessante e premiado (passou em branco em Cannes, o ator Damien Bonnard foi indicado ao César como revelação, e ganhou o Lumiére, e prêmio de diretor no Festival de Sevilha). Mas é um filme soturno, esquisito, que embora tenha sexo explicito (uma constrangedora cena de penetração num velho moribundo!) é evidente que não explica muita coisa (a relação dele com um bebê que só o atrapalha, outra ligação com um gay velho que ele rejeita, uma tentativa de conquistar um adolescente, um confronto com o que parece ser mais lobo do cachorro).

Enfim, não aprecio as ambições desse diretor bizarro que aqui traz como protagonista um roteirista de cinema em busca de idéias, que chega no interior da França na região de Lozére, no rio Rhone, se encontra com a camponesa Marie com quem ira se envolver... Embora celebrado como fábula humanista, não me convence nem interessa. Não é erótica, nem humana, nem comovente. Quem quiser se arriscar...

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro