Subterrâneo

Uma vida inteira aprisionado em uma cela escura até que um dia, de forma repentina, o “Capturado” (Bug Hall) é inserido na sociedade para aprender a conviver com os humanos, nesse novo e estranho mundo.

21/08/2017 23:30 Por Felipe Brida
Subterrâneo

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Subterrâneo (Subterranea)
EUA, 2015, 98 min. Drama/Suspense. Dirigido por Mathew Miller. Distribuição: Flashstar

Dos produtores da cultuada fita scifi “O homem da Terra” (2007), chega às locadoras pela Flashstar esse bom trabalho independente de um diretor estreante, Matthew Miller, que mistura drama, suspense na linha do mistério, um toque de ficção científica e um ousado teor psicológico. Como agir em uma sociedade à beira do caos, para uma pessoa inexperiente no trato com os homens, como se fosse um bebê recém-saído do ventre? Este é o dilema do protagonista que não tem nome, conhecido apenas por “O Capturado”, jovem que sempre ficou confinado numa cela, sem ver a luz do sol ou ouvir sons. Quando fica livre das quatro paredes, cai no mundo material, cercando-se da estranheza da vida comum – ele fez parte de um experimento científico-social, explicado ao longo do filme – e terá a árdua missão de se adaptar ao meio. Às escondidas, uma série de armadilhas e interpretações perigosas aguardam o personagem, interpretado por Bug Hall, ex-ator mirim, lembrado pelo papel de Alfafa em “Os Batutinhas” (1994).

Partindo para um lado filosófico, o experimental e criativo “Subterrâneo” busca referências pragmáticas no álbum musical “Subterranea”, da banda inglesa de rock progressivo IQ, de 1997, fundada por Mike Holmes, que assina a curiosa trilha sonora do filme. Achei o trabalho bem diferente, com temática e técnica inovadoras, por isso indicado a todo público. Já em DVD.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro