RESENHA CRÍTICA: Borg Vs McEnroe

Não é toda hora que se tem um filme sobre tênis, na verdade dois ao mesmo tempo

09/11/2017 09:04 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Borg Vs McEnroe

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Borg Vs McEnroe (idem)

Dinamarca, Suécia, Finlândia, 2017. 1h47 min. Direção de Janus Metz. Roteiro de Ronnie Sandahl. Com Sverrir Gunadson, Shia LaBeouf, Stellan Skasgaard, Tuva Novotny, Leo Borg, Jackson Gann, Scott Arthur, Robert Emms, Jane Perry.

Não é toda hora que se tem um filme sobre tênis, na verdade dois ao mesmo tempo porque continua em cartaz o bom filme com divertido A Guerra dos Sexos (que é sobre dois famosos tenistas, Billie Jean King e Bobby Riggs). Este aqui que chega aos cinemas de forma bem discreta trata de um caso talvez mais polêmico, masculino, que tem sua origem na Europa, fato bastante raro. Assim não conhecemos direito o realizador que se chama Janus Metz, nascido na Dinamarca em 1974, que fez carreira como documentarista (as vezes também curtas), trabalhou na África do Sul, e na verdade este aqui é o primeiro filme de não ficção. Não se tem certeza que uma história dessas irá funcionar por aqui, já que a tentativa de apresentar uma boa história de corrida de automóveis e desastres como foi o caso, de Rush no Limite da Emoção (13) sobre a vida de Nikki Lauda (e com o Thor, Chris Hemsworth). Mas ninguém foi ver porque não lembravam mais de quem era Lauda!

Espera-se que estejam mais informados, duvido muito, tênis é ainda menos popular que corridas, porque é uma história interessante e bem contada com outro ator novato para nós, muito badalado, que é o tal de Sverrir Gudnadson, que faz o papel de Borg (o ator é de 1978, sueco de Lund, tem 48 créditos), mas praticamente nada exibido por aqui. O outro caso é mais complicado porque tiveram a ousadia de chamar o americano Shia LeBeouf (que havia virado astros em aventuras como os Transformers, o Indiana Jones jovem em Reino da Caveira de Cristal, mas fez questão de estragar sua carreira bancando o louco e chegando mesmo a fazer sexo explícito no filme de Lars Von Trier, Ninfomaníaca I e II). Esta história de disputa e rivalidade - foram 14 disputas entre os dois entre 78 e 81 - é sua tentativa de retorno e de tentar limpar sua barra. O jovem Borg é feito no filme pelo próprio filho do esportista Leo Borg. O filme teve boa acolhida no Festival de Toronto (onde normalmente se escolhem os possíveis concorrentes para o Oscar). O título nacional não ajuda.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3