RESENHA CRTICA: Motorista de Taxi (Taeksi Woonjunsa)

Cada vez mais eu gosto do cinema coreano (do sul, obviamente!) e mesmo assim tive uma boa surpresa com este filme recente e inspirado em fato real

11/01/2018 14:19 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Motorista de Taxi (Taeksi Woonjunsa)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Motorista de Taxi (Taeksi Woonjunsa)

Coreia, 2017. 2h17min. Direção de Hun Jang. Com Kang-ho Song, Thromas Kretechman, Hae-jin Yoo.

Cada vez mais eu gosto do cinema coreano (do sul, obviamente!) e mesmo assim tive uma boa surpresa com este filme recente e inspirado em fato real, feito por um diretor que fez cinco filmes anteriormente, inéditos aqui, mas que demonstra uma talento e uma criatividade muito interessante. A história autêntica de um chofer de taxi, um sujeito comum, mas honesto e sincero, pai e viúvo. Em maio de 1980, esse taxista de Seoul chamado Man-seob recebe uma oferta boa demais para ser verdade. Se ele levar um passageiro estrangeiro de Seoul até Gwangju e retornar, antes do escurecer (quando tudo é proibido) ele ganhara uma grande quantia em dinheiro (100.000), o suficiente para pagar meses de contas atrasadas. Sem discutir, ele recebe o jornalista alemão Peter (o ator conhecido Thomas Kretschmann) e sai na missão. Naturalmente é parado por policiais de estrada, mas como precisa do dinheiro inventa soluções de chegar a cidade. O problema é que ele encontra cidadãos da cidade e o povo protestando contra o governo ditatorial de Man-seob. A situação vai se complicando com o herói tentando voltar para Seoul. Acaba por fazer amizade com um estudante e outro motorista, mas a situação vai piorando cada vez mais, a ponto de se tornar uma luta campal, de vida e morte, com anônimos sendo atacados e mortos. O pior de tudo é que ninguém no resto do mundo ficará sabendo desse massacre e o chofer resolve participar ativamente do confronto! E fazer tudo para o jornalismo informar na Europa! O mais interessante é que esse taxista realmente existiu e foi heroico, mas sumiu sem deixar mais informações.

É uma história épica, com ação, violência mas também senso de humor, mais uma de que nós aqui nesse dito Ocidente nem conseguimos chegar a ficar sabendo! Embora seja um pouco longo, o filme passou na Mostra e bem que deveria ter levado algum prêmio (que acabam em mãos de outros chatos e irritantes). Experimentem que vale a pena.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro