A Górgona

Alemanha, início do século XX. Na pequena cidade de Vandorf, uma série de mortes bizarras aterroriza a população. Homens são transformados em pedra, em noites de lua cheia. Sem entender os motivos, policiais e médicos iniciam uma investigação que os leva a crer no impossível: a lenda de uma górgona de épocas remotas, que voltou para assombrar o lugar. Como desfazer essa maldição?

18/05/2018 00:52 Por Felipe Brida
A Górgona

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Górgona (The gorgon). Reino Unido, 1964, 83 min. Terror. Colorido. Dirigido por Terence Fisher. Distribuição: Obras-Primas do Cinema

Excelente terror gótico da Hammer dirigido pelo lendário Terence Fisher (1904–1980), cineasta inglês que realizou 50 filmes do autêntico horror britânico, quase todos nesse estúdio que marcou época. Dois dos maiores atores do gênero participam aqui, Christopher Lee e Peter Cushing, respectivamente na pele de um professor e o outro, de um médico, que investigam o caso de uma górgona que ataca uma cidadezinha alemã em 1910. Quando o espectro aparece do nada, as pessoas, surpresas, miram nos olhos do monstro, em sequência são transformadas em pedra (a górgona mais lembrada por nós é a Medusa, um ser ctônico horripilante da mitologia grega, que tem serpentes nos cabelos, igual a que vemos neste filme).

No meio da investigação as autoridades cruzam o caminho do mal, e pouca gente sobra para contar história... cuidado ao assistir, até você corre o risco de virar pedra!

“A górgona” destaca-se pela elegância visual da cenografia de época, além do roteiro perspicaz, considerado um dos ótimos representantes da cultuada Hammer Film Productions, companhia britânica especializada em terror, fundada em 1934. Os filmes da Hammer tinham distribuição mundial, feita pela Warner e Columbia, inspirados nos clássicos de horror da Sétima Arte, como Drácula, A múmia, O lobisomem, Frankenstein e monstros mitológicos, como o caso da Górgona, além das histórias de Karmilla, a vampira lésbica, e ainda investidas na ficção científica. Foram centenas de obras produzidas, com um time de atores excepcionais, como Christopher Lee, Ingrid Pitt, Peter Cushing, Oliver Reed e Michael Gough, alcançando sucessos absolutos nas sessões noturnas de cinema na Europa. Faliu no final da década de 70, quando passou a produzir séries televisas britânicas de terror, mas na metade dos anos 2000 voltou a produzir cinema, com produtoras associadas, como no caso de “A mulher de preto” (2012). Está na ativa, porém com pouca força, subordinada a tantas distribuidoras de cinema do mercado atual.

Assistam a “A górgona”, que saiu no box “Coleção Estúdio Hammer”, lançamento de março da Obras-Primas do Cinema. A caixa reúne seis clássicos de terror produzidos no macabro estúdio, dentre eles dois outros dirigidos por Terence Fisher – “A múmia” (1959) e “A maldição do lobisomem” (1961), além de “O beijo do vampiro” (1963), “Maniac” (1963) e “Fanatismo macabro” (1965). Acompanha extras na parte dos bônus e cards especiais para colecionar. Boa sessão!

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro