RESENHA CRÍTICA: O Banquete

É basicamente um jantar chique e variado, com os convidados implicando uns com os outros, bebendo muito e levando a roupa suja. Bastante sofisticado e muito carioca.

13/09/2018 16:40 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Banquete

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Banquete

Brasil, 18. Roteiro e direção de Daniela Thomas. Com Rodrigo Bolzan, Caco Ciocler, Georgette Fadel, Fabiana Gugli, Mariana Lima, Bruna Linzmeyer, Gustavo Machado, Drica Moraes, Chay Su.

Este foi o filme mais polêmico do recente Festival de Gramado, quando a diretora/autora Daniela Thomas resolveu tirar o filme de competição em cima da hora, porque achou que seria uma atitude errada apresentar uma história onde se brincava com um dos personagens, justamente o diretor presidente do grupo Folha e o jornal Folha de São Paulo. Infelizmente ele, Otávio Frias Filho, faleceu de câncer aos 61 anos, e Daniela resolveu cancelar a exibição do filme naquele momento, já que poderia ser mal compreendido (o distribuidor do filme Jean Thomas também concordou com isso e o filme foi adiado para estrear alguns dias depois no Reserva Cultural). Isso ficou mais curioso porque quando fez o filme anterior, Daniela Thomas, que costuma ser uma pessoa muito educada e gentil, além de brilhante artista, teve problemas com a imprensa de Brasília que rejeitou o filme dela Vazante.

Como um dos curadores do Festival confesso que levei em conta sempre a interessante carreira da artista e não percebi num primeiro momento a sátira com o jornalista. Talvez porque a história do filme seja toda fixada numa única casa, digo, mansão, bem carioca (alguns dos atores do filme são marcadamente do Rio de Janeiro). E o filme de certa maneira lembra bastante uma situação semelhante que foi bem de público recentemente no Brasil, no caso, da inglesa A Festa (com Kristin Scott Thomas, 17). Ou seja, é basicamente um jantar chique e variado, com os convidados implicando uns com os outros, bebendo muito e levando a roupa suja. Bastante sofisticado e muito carioca. Poderia ter sido exibido sem problemas caso não tivesse ouvido a trágica coincidência. Na verdade, eu também fui contra sua exibição, em data tão fatal. Certas coisas nem em filme a gente pode se aproveitar.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro