RESENHA CRTICA: O Predador (The Predator)

Francamente no consegui salvar em praticamente nada nesta continuao grosseira e violenta demais, isso sem maior necessidade

13/09/2018 17:03 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Predador (The Predator)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Predador (The Predator)

EUA, 18. 1h47min. Direção de Shane Black. Roteiro de Shane, Fred Dekker, personagens criados por Jim e John Thomas. Com Boyd Holdbrook, Jacob Tremblay (nascido em 2006, canadense de O Quarto de Jacob, 2015), Thomas Jane, Trevante Rhodes, Keegan Michael Key, Olivia Munn, Sterling K. Brown,Alfie Allen, Augusto Aguilera, Jake Busey e Yvonne Trahosky.

Logo depois de terminado o filme soube-se agora do anúncio de que este filme poderá ser visto no Brasil pelos menores 16 anos (e não apenas 18! – NE: a classificação foi alterada para 18 anos). Coitados dos pais que tiverem essa infelicidade, ainda mais se, como eu, eles viveram o Predadores anteriores, respectivamente o original de 1985, seguido por outro menor mas ainda interessante Predador 2, a Caçada Continua, de Stephen Hopkins, 2010 e até um bem mais modesto mas tolerável e ate divertido chamado Predadores que teve a nossa Alice Braga! O fato é que o Predador original de 1987 era muito legal, além de trazer o boato que Jean Claude Van Damme havia sido um dublê do filme (mas que brigou com a equipe, na época, ele era um astro super famoso por aqui!

Francamente não consegui salvar em praticamente nada nesta continuação grosseira e violenta demais, isso sem maior necessidade. Alias a figura do próprio atual Predator (são mais do que um, incluindo alguns animais esquisitos) é das presenças mais feias e menos claras. Impliquei em primeiro lugar com a escolha para o galã central desse tal de modelinho Boyd Holdbrook, que é das coisas menos expressivas e neutras que o cinema já teve (ele esteve em Logan, mas foi como um dos agentes da série Narcos que deixou menos lembranças. Esteve ainda em Garota Exemplar, Noite sem Fim etc. Mas é absolutamente incompetente como carisma ou presença. Aliás, a mocinha da história, a cientista feita por Olivia Munn, é igualmente descartável, mas nada tão triste do que ver um irreconhecível Thomas Jane. Minto, é pior ainda ver o menino Jacob magrinho e sem luz. Aliás todo o elenco de apoio é absolutamente desperdiçado na sucessão de corridas, perseguições, palavrões (mais no texto original, as legendas foram mais discretas) e no cansativo vai e vem do vai e vem, com os colegas cientistas e o obscurecido Predador e Família que nem sequer impressiona ou deixa sua marca. Não vi muita graça nem nos diálogos, nem com o trocadilho com Whoopi Goldberg, muito fora de hora.

É interessante saber que este filme nasceu por causa de Shane Black (conhecido como o escritor do filme de 87 e que também havia feito um personagem Hawkins, no filme original). Ele é famoso por ser roteirista de ação (desde quando criou o primeiro e segundo Maquina Mortifera, Despertar de um Pesadelo, Beijos e Tiros, o Último Boy Scout, O Homem de Ferro 3! Seu prestígio era tão grande que foi ele quem insistiu em usar tantos palavrões e tanta violência e explosões (porque ele curte!) e mudou todo o projeto, que era para ser um reboot (remake), mas Shane insistiu que fosse uma continuação que iria explorar a mitologia do Predador. Dito e feito. Ele desta vez virou diretor (ele antes dirigiu poucos filmes e duvidosos como o telefilme Edge de 2015, Dois Caras Legais e agora uma planejada nova versão de Doc Savage, com Dwayne Johnson). Espera-se só que ele não venha estragar este outro mito do cinema só para impor sua vontade e duvidoso gosto.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro