RESENHA CRTICA: De Pernas para o Ar 3
Fazer comdia, ainda por cima brasileira, no nada fcil. Acreditem, eu recomendo
De Pernas para o Ar 3
Brasil, 2019. 108min. Direção de Julia Rezende. Com Ingrid Guimarães, Stepan Nercessian, Denise Weinberg, Cauã Raymond, Bruno Garcia, Cristina Pereira, Maria Paula, Luis Miranda, Duda Batista, Samya Pascotto, Claudia Mauro, Duda Batista.
Não é nada fácil se ter uma grande comédia brasileira, ainda mais uma terceira continuação. Mas acreditem, esta é das melhores que eu já assisti nos últimos anos. Divertida, inteligente, muito bem realizada (a jovem Julia Rezende se confirma como uma diretora inteligente e talentosa) e ainda por cima extremamente bem filmada em Paris, sem qualquer grosseria ou baixaria. É principalmente importante perceber a presença da estrela do filme, outro acerto em cheio, da espetacular Ingrid Guimarães. O tempo de comédia, os detalhes de humor sem nunca cair no exagero, confirmam tudo aquilo que eu sempre percebi: ela é uma atriz brilhante e versátil, inteligente, que sabe se reunir a outras figuras da mesma qualidade, de forma surpreendente. Nada de baixaria ou grosseira desnecessária. Mas as vezes num detalhe ou outro conseguem a perfeição do riso, o Cauã tem uns poucos brilhantes momentos, mas o elenco é uma perfeição, seja chamando Denise Weinberg - uma mestra - como a mãe de Ingrid, ou sabendo aproveitar a eterna simpatia de Cristina Pereira. Também os homens estão bem, mas o que me surpreendeu foram os jovens talentosos do elenco! A repercussão da pré-estreia foi incrível, mas ainda pretendo levar amigos para confirmarem o brilhante resultado. Fazer comédia, ainda por cima brasileira, não é nada fácil. Acreditem, eu recomendo.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.