A Historia de um Homem de Verdade

O piloto russo Aleksey Meresyev tem seu aviao abatido, que cai atras das linhas inimigas, durante a Segunda Guerra Mundial. Bastante ferido, perde as duas pernas, e apos longo per?odo de internacao, sai do hospital com o objetivo de retomar suas missoes de combate aereo.

22/06/2020 14:18 Da Redação
A Historia de um Homem de Verdade

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

A história de um homem de verdade (Povest o nastoyashchem cheloveke). URSS, 1948, 91 minutos. Drama. Preto-e-branco. Dirigido por Aleksandr Stolper. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Quando o assunto é biografia, a antiga União Soviética sabia fazer filmes como ninguém. Existiram diversas produções notórias no país entre as décadas de 40 e 70 que recontavam os feitos de grandes personalidades da política e da guerra. “A história de um homem de verdade” está na lista dessas obras-primas do cinema soviético, um drama de guerra de 1948 que se tornou popular, centenas de vezes exibido nas TVs da Rússia. O título patriota enaltece uma figura nacional importantíssima da Segunda Guerra para os russos, o aviador Meresyev, que foi um ás de caça soviético abatido no ar durante um voo e que por pouco não morreu. O avião dele caiu atrás das linhas inimigas, numa floresta congelada, e ele precisou lutar com um urso para sobreviver – é a cena de abertura do filme, que provavelmente inspirou Alejandro G. Iñárritu em “O regresso”, de 2015 (lembram-se da cena chocante do embate travado entre DiCaprio e o urso que destroça suas pernas no filme que deu a ele o Oscar de melhor ator?). Penou horrores no hospital, teve as duas pernas amputadas, mas nunca desistiu de voltar à aviação (o que realmente ocorreu; ele, mesmo com próteses, continuou servindo a Aeronáutica, completou mais de 80 missões de combate no ar, e morreu aos 84 anos, em 2001). No segmento de fitas de superação, esse é um bom exemplo, menos melodramático, e com um semblante autoral.

Foi baseado em um romance de Boris Polevoy (que inspirou também uma ópera de Prokofiev nos anos 40), adaptado para as telas por uma roteirista russa, Mariya Smirnova. Tem uma fotografia lindíssima em preto-e-branco, do mesmo fotógrafo de “Amigos verdadeiros” (1954), Mark Magidson, que criou cenas emocionantes e introspectivas do personagem acamado no hospital. E quem protagoniza é um ator muito querido na Rússia nos anos 50 e 60, em um de seus primeiros filmes, Pavel Kadochnikov (1915-1988), que atuou, por exemplo, nas duas partes do monumental “Ivan, o terrível” (1944/1958).

A cópia disponível em DVD no Brasil está brilhante, licenciada pela Mosfilm, e distribuído pela CPC-Umes, na série “Cinema Soviético”.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro