RESENHA CRTICA: Border

um filme original e esquisito, que no sei at que ponto ir estragar coraes mais sensveis. Ainda assim, evidente que se difere de muitos outros

01/05/2019 00:32 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Border

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Border

Suécia, Dinamarca, 2018. 1h50 min. Direção de Ali Abbasi, também roteiro. Com Eva Melander, Eeero Milonoff, Jorgen Thorsson, Ann Petren, Sten Ljunggren.

O filme foi premiado no Un Certain Regard do Festival de Cannes, como diretor. Outros prêmios em Los Angeles, Munich, Palm Springs, Noruega.

Este filme foi indicado aos finalistas do Oscar de produção estrangeira (mas não classificado) sendo destacado como um dos poucos como melhor maquiagem! Um fato raro entre países menos famosos. Na verdade, o filme custou a ser distribuído no Brasil, é bizarro e curioso, com um elaborado trabalho de maquiagem, já que se trata basicamente de um casal deformado (principalmente no rosto). Sim, bastante assustador, se tiver paciência (se conseguir e ter tempo de uma olhada na biografia dos dois protagonistas, que com rosto lavados são até bonitos e bem tratados). Enfim, a proposta do filme é realmente ser diferente e bizarro, quase terror. A heroína chamada Tina é uma mulher de certa idade que tem todo seu rosto estragado, não se sabe bem porque, como se fosse mesmo um monstro. O interessante é que ela tem uma qualidade rara de ser capaz de perceber pelo nariz que os passageiros de avião têm defeitos ou vontade de cometer crimes. Tina se exerce no aeroporto na chegada de turistas e tem especial prazer em ficar em contato com animais selvagens como cervos e raposas. Ela tem ainda um velho pai e um irmão de mau caráter, quando miraculosamente fica conhecendo um sujeito que se parece muito com ela, Vore, e que são tão semelhantes que eventualmente se tornam amigos e depois namorados e assim por diante...

Enfim, é um filme original e esquisito, que não sei até que ponto irá estragar corações mais sensíveis. Ainda assim, é evidente que se difere de muitos outros.

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Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

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