Os Amigos
O arquiteto Theo, durante o funeral de um amigo de infancia, recorda de momentos de crian?a e juventude, e reve sua vida ao se reencontrar com uma velha conhecida, Maju


Os Amigos (Idem). Brasil, 2013, 89 minutos. Drama/Romance. Colorido. Dirigido por Lina Chamie. Distribuição: Imovision
Delicada fita brasileira sobre o reencontro de antigos amigos, sobre afeto, distância e reaproximação, narrado de forma terna e bem sensata pela diretora Lina Chamie – ela é filha de dois mestres da linguagem, Mario Chamie (poeta referência do Concretismo, professor e crítico literário, que tive o prazer de conhecer numa tarde em São Paulo) e a designer gráfica Emilie Chamie, ambos falecidos. Por influência dos pais, Lina aprendeu literatura e arte gráfica, algo que soube utilizar bem em seus filmes (aqui há muito de poesia, de construção de cenas, tonalidade de cores etc) – ela dirigiu outros trabalhos que recomendo, especialmente “Tônica dominante” (2001), “A via láctea” (2007) e o documentário “São Silvestre” (2013).
O filme enfoca dois velhos amigos (Marco Ricca e Dira Paes, ótimos em cena), que recordam de momentos de outrora enquanto tem uma certa “crise de meia idade” – por isso é voltado para público mais maduro, com seus 40 anos ou mais, pois vão sentir na pele os dramas ali tratados.
Conta com pontas de Caio Blat, Alice Braga, Fernando Alves Pinto e Sandra Corveloni, o que engrandece a obra.
São filmes desse tipo que gosto de assistir, que privilegia a narrativa, a linguagem, o diálogo, e traz reflexões de maneira humana.


Sobre o Colunista:
Felipe Brida
Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

últimas matérias




