Sinopse:
DECAMERON (Il Decameron, 1971, 111 min.)
Com Franco Citti, Ninetto Davoli, Jovan Jovanovic.
Baseando-se em episódios extraídos do clássico “Decamerão” (1348-1353), do italiano Giovanni Boccaccio, Pasolini tece, com muita poesia e erotismo, um divertido, sensual e popular mosaico da Idade Média no primeiro filme de sua Trilogia da Vida, abordando também as desigualdades sociais e a corrupção religiosa do período. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim.
OS CONTOS DE CANTERBURY (I racconti di Canterbury, 1972, 111 min.)
Com Hugh Griffith, Laura Betti, Ninetto Davoli.
Baseando-se em histórias do popular “Os Contos de Cantuária” (1387-1400), do inglês Geoffrey Chaucer, Pasolini compõe, de forma bastante livre, um hino de amor ao sexo e à vida, criando imagens mágicas e rústicas a fim de criticar o moralismo vigente na sociedade de sua época. Um filme político e humanista que merece ser redescoberto. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim.
AS MIL E UMA NOITES (Il fiore delle mille e una notte, 1974, 131 min.)
Com Ninetto Davoli, Franco Citti, Franco Merli.
Baseando-se em contos de As Mil e Uma Noites, marco da literatura folclórica do Oriente Médio e do sul da Ásia, Pasolini conclui sua Trilogia da Vida acompanhando a trajetória do jovem Mur-el-Din, que é iniciado no sexo por sua escrava Zumurrud. O diretor italiano mergulha nas locações e na cultura popular da região, construindo um fascinante filme etnográfico. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Título-Original:
Il Decameron, I racconti di Canterbury, Il fiore delle mille e una notte
Direção:
Pier Paolo Pasolini
Comentários-do-DVD-Magazine: Ocultar comentários
Continuar Lendo