 |
|
|
 |
DOIS
LANÇAMENTOS TRAZEM O TALENTO DE VINCENTE MINNELLI
- Durante algum tempo,
Vincente Minnelli andou sendo mencionado apenas como
o pai de Liza Minnelli, sem maior reverência à
sua notável contribuição ao cinema
como um todo, e em especial ao musical. Nesse gênero,
ele assinou realizações importantes, impôs
o seu estilo elegante e preciso, apoiado em um esmero
que chega aos mínimos detalhes da encenação.

18/07/2005
|
SPIELBERG
INVESTE NO REGISTRO DO HOLOCAUSTO EM ROMPENDO O
SILÊNCIO - Cineasta
merecidamente admirado por obras primas como
ET – O Extraterrestre, Steven Spielberg
só ganhou maior respeitabilidade quando fez A
Lista de Schindler em 1993, e que lhe valeu
um Oscar. Até então era encarado apenas
como um notável realizador de filmes escapistas.
Mas após essa produção que retrata
o verídico episódio sobre o industrial
católico que, na época do nazismo, salvou
a vida de inúmeros judeus, o diretor passou a
ter maior respeitabilidade; afinal ele provou ser alguém
preocupado com a História, o Social. Mas Spielberg
não se acomodou no sucesso e tomou maior consciência
que o sofrimento imposto pela intolerância aos
judeus na...
07/07/2005
|
GUARDIÃO
- Nessa
imensa indústria cinematográfica que existe
pelo planeta, existem inúmeras produções
sem nenhuma pretensão autoral, feitas apenas
para entreter e ganhar dinheiro. Nem por isso menos
válidas. Mesmo quando vão na cola de um
grande sucesso. Como O GUARDIÃO
(The Libarian: Quest for the Spear), um filhote da saga
Indiana Jones. Mas o rótulo não é
pejorativo. Apenas uma referência. Esse TV-movie
que já tem uma continuação planejada
para 2006 tem certa originalidade no humor e na ação.

22/06/2005
|
A
MAGIA MUSICAL DE ANDREW LLOYD WEBBER EM DOIS LANÇAMENTOS
- Andrew
Lloyd Webber é um dos poucos gênios da
música surgidos no século 20. Criações
suas como Evita e O Fantasma
da Ópera demonstram a sua incrível
capacidade criativa, sempre em dupla com Tim Rice, autor
das letras. Muitos de seus musicais permanecem por anos
seguidos nos palcos de Nova York e Londres. Mas, felizmente,
para os que não têm poder aquisitivo que
permita ir até os Estados Unidos e Inglaterra
– e mesmo à São Paulo onde se apresenta
O Fantasma da Ópera ao preço
médio de cem reais por ingresso – existe
o DVD. E nesse segmento a Universal lançou no
Brasil dois belos espetáculos com a assinatura
dessa dupla britânica. 
27/05/2005
|
JAMAIS
ESQUECEREMOS
- Em 7 de
maio de 1945, a Alemanha oficializou a sua rendição
incondicional. Praticamente, terminava a 2a Guerra Mundial
provocada pela arrogante ideologia difundida por Adolf
Hitler que se suicidou em 30 de abril de 1945. A forma
como governou o seu país e a cumplicidade e apoio
que encontrou entre os alemães e muitos líderes
de outras nações (Mussolini, Franco, Getúlio
Vargas, por exemplo), permitiram a morte de cerca de
6 milhões de judeus e o sofrimento de ciganos,
gays e ainda de muitos que se engajaram nas tropas aliadas.
Inclusive brasileiros.
08/05/2005
|
PRESTES
- Nada
como o passar dos anos para alterar posições.
Na minha juventude quase adolescente de cineclubista,
quando fui apresentando a Luiz Carlos Prestes (1898-1990)
antes de uma projeção na sala do Museu
de Arte Moderna em São Paulo (na rua 7 de abril),
fiquei perturbado. Afinal, estava conhecendo uma figura
polêmica e pouco vista, não tinha ainda
opinião formada a seu respeito.. 
24/04/2005
|
|
PERDIÇÃO
POR AMOR REÚNE TRÊS MITOS DE HOLLYWOOD
- William Wyler, Laurence
Olivier e Jennifer Jones têm em comum a fama e
a importância em determinados anos de Hollywood.
Os três estão em Perdição
por Amor (Carrie, 1952), lançamento
da Paramount. Trata-se de um drama nos Estados Unidos
de 1890, extraído de um livro de Theodore Dreiser
(1871-1945), o notável escritor americano que
soube como poucos retratar de forma precisa e comovente
os conflitos íntimos e amorosos acirrados pelas
diferenças de classe e pressões econômicas
que eram bem fortes em seu país. Dele é
o livro que serviu de base para o também clássico
Um Lugar ao Sol (1951).
10/04/2005
|
REDESCOBRINDO LUIS BUÑUEL
- Quando se fica muito tempo afastado dos clássicos,
as vezes existe a sensação que revê-los
vai ser uma experiência desagradável, com
cheiro de mofo. Encontrar desgastado pelo Tempo tudo
ou quase tudo daquilo que outróra foi brilhante
é um temor que, as vezes, se torna realidade.
Há pouco mais de um ano, quando começaram
a ressurgir os filmes de Luis Buñuel
(1900-1983) em uma preciosa coleção em
DVD da Versátil, tive esse receio. Pensei que
aquela irreverência anti-católica então
ousada, 
23/03/2005
 |
UM CRIME DE PAIXÃO:
SUSPENSE E QUESTÕES DE FÉ -
Não é novidade no cinema o debate sobre
certos pecados da Igreja Católica. Como a sua
conduta repressiva no plano coletivo e também
no íntimo daqueles que professam essa fé.
E ainda certas atitudes contemporizadoras das autoridades
eclesiásticas com o Mal. Os dois problemas aparecem
em Um Crime de Paixão (The Reckoning,
2002), um filme que merece ser descoberto. Inédito
nos nossos cinemas, está sendo lançado
em DVD pela Paramount e tem a rara proeza de conciliar
suspense com questionamentos de fé. 
29/03/2005
 |
DORIS
DAY RETORNA COM GRAÇA
- Ainda hoje, gostar de cinema feito para
consumo popular é considerado um pecado pela
maioria dos críticos. Mas, em um passado não
muito distante, era pior. Como se vivia no Brasil uma
época conturbada politicamente, o patrulhamento
ideológico era maior, a esquerda festiva tinha
mais presença e maltratava aqueles que manifestavam
admiração por filmes feitos para entreter.
Porem, sempre acreditei que a chanchada de hoje pode
ser o clássico de amanhã e em meus pouco
mais de 40 anos de crítica nunca me deixei dominar
por esses preconceitos. Mesmo assim, sofri, fui xingado,
até mesmo por dizer que gostava dos filmes com
a Doris Day, por exemplo.
14/03/2005
 |
|
|
|
 |
|
|