RESENHA CRTICA: Rua Cloverfield 10 (10 Cloverfield Lane)

No chega a ser uma histria nova e os fs do gnero j descobriram tramas semelhantes. Mas prende a ateno

07/04/2016 23:59 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Rua Cloverfield 10 (10 Cloverfield Lane)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Rua Cloverfield 10 (10 Cloverfield Lane)

EUA, 16. 105 min. Direção de Dan Trachtenberg. Com John Goodman, Mary Elizabeth Winstead, John Gallagher Jr, voz de Bradley Cooper, Suzanne Cryer, Douglas Griffin. Roteiro de Josh Campbell, Matthew Stuedcken, Damien Chazelle. Produção de J.J. Abrams e mais 7 outros.

Em 2008 foi feito o filme Cloverfield: Monstro, de Jeff Nichols, produzido pelo hoje celebre J.J. Abrams que também foi rodado em segredo e lançado inesperadamente com certo sucesso (e que rendeu 80 milhões) apesar de não ser muito convincente. Abrahams resolveu repetir a dose com o mesmo nome, outro diretor estreante e a uma vaga relação com o anterior. Ao custo de 15 milhões de dólares (muito para um filme passado praticamente num único set) e até agora com renda de mais de 50 milhões! Não podia ser maior a popularidade do produtor Abrams depois do êxito de Star Wars: O Despertar da Força, do Star Trek (vem ai o novo Além da Escuridão) e Missão Impossível 3, as séries Alias, Lost, Fringe, Westworld. E felizmente o filme, sem ser nada excepcional é melhor que o anterior (que era sobre o ataque de um ET monstro que ataca a cidade de Nova York provocando desastres).

Agora é a história de uma moça que sai de casa num carro sem desconfiar de nada até que numa estrada deserta é trombada por um pequeno caminhão. Acorda dentro de um bunker, presa por correntes e aos poucos um senhor gordo (o sempre ótimo John Goodman) vai lhe contando que houve um problema e eles estão escondidos ali porque o ar fora está contaminado. A moça é a veterana mas ainda pouco conhecida Mary Scott Winstead, que parece Natalie Wood e esteve em Scott Pilgrim Contra o Mundo (10, como Ramona), Premonição 3, Smashed, A Prova de Morte, 07, filme menor de Tarantino, Duro de Matar: um Bom Dia para Morrer.

Lá dentro depois se descobre há um também um rapaz, mas que não diz muito a que veio, resultando numa figura passiva. O conflito basicamente é esse: será que houve mesmo uma invasão de Ets ou algum conflito violento e ficar no Bunk seria a única alternativa viável? A heroína não se convence. O público pode achar que ela esta certa ou totalmente errada? E a vida será o preço que vai pagar por sua teimosia. Ou não? Eis a questão...

Não chega a ser uma história nova e os fãs do gênero já descobriram tramas semelhantes. Mas prende a atenção e você vai querer saber qual é o final (só posso dizer que o considerei bem fraco!).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro